Projetos de inovação na Saúde, contemplados com o Fundo de Inovação, serão divulgados segunda-feira (09)

O conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação fará na próxima segunda-feira (9) o anúncio das ideias e projetos com foco na área da Saúde que acessarão até R$ 250 mil dos recursos do Fundo de Inovação. Os contemplados se habilitaram ao incentivo por meio de um chamamento público, lançado no início de setembro.

 

A iniciativa faz parte da Lei de Inovação, que estabelece medidas de incentivo e apoio às ações e estratégias de ciência, tecnologia e inovação no ecossistema empresarial, empreendedor, acadêmico e social, para as pessoas físicas e jurídicas estabelecidas ou domiciliadas em Tubarão. Neste primeiro edital, a prefeitura decidiu estabelecer a área da Saúde para ser beneficiada com ideias e projetos de pessoas físicas ou jurídicas interessas em fazer parte do ecossistema de inovação. Hoje, o Fundo de Inovação de Tubarão tem acumulado cerca de R$ 1,2 milhão destinados ao empreendedorismo.

 

O incentivo para este tipo de projeto propõe consolidar Tubarão no mapa da inovação com posição de destaque, inclusive, na região Sul do Brasil. Enquanto na Cidade Azul esse processo está bem adiantado e quase em fase de aplicação prática, em Porto Alegre (RS), por exemplo, somente na última semana que a prefeitura enviou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei para a criação de um fundo municipal de inovação. A proposta foi protocolada em regime de urgência, mas está em análise por parte da Procuradoria-Geral do Legislativo e sequer tem data para ser votada pelos vereadores.

 

“Enquanto grandes cidades estão ainda formatando seus conceitos de inovação, aqui em Tubarão nós iniciamos todo o processo em 2017 com a Lei Municipal que instituiu o Conselho e o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação que possibilitou lançarmos o edital para chamar as pessoas que desenvolverão as boas ideias e projetos para a área da Saúde, que é a grande vocação de Tubarão”, lembra o prefeito Joares Ponticelli.

 

No início da semana o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Giovani Bernardo, fez uma apresentação do modelo de operação do fundo de inovação utilizado em Tubarão durante a Assembleia Geral do Pacto pela Inovação e Comitês de Implantação dos Centros de Inovação, em Florianópolis. O fundo tubaronense é, em todo o Estado, o que mais tem recursos oriundos da prefeitura.