Reunião propõe parcerias para auxiliar moradores de rua

Com intuito de debater e tentar resolver as questões que envolvem as pessoas em situação de rua, em Tubarão, foi realizada uma reunião entre representantes da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), de entidades, de organizações religiosas, de comunidades terapêuticas e de grupos de voluntários, na noite desta segunda-feira (1º).

 

O objetivo foi apresentar dados dos serviços de atendimento social no município e propor parcerias com a sociedade civil para um melhor atendimento desta população de forma, integrada e mais efetiva. A ideia é a partir da reflexão técnica e qualificada, possa unir esforços e criar estratégias que auxiliem no atendimento das necessidades básicas e ajudar no processo de saída das ruas daqueles que assim desejarem.

 

Conforme a gerente da FMDS, Kelly Botega, pensar em estratégias para promover essa situação é de extrema importância. “Ações isoladas meramente assistencialistas e de caridade, muitas vezes acabam incentivando a permanência nas ruas, e por isso, nós precisamos mobilizar toda a comunidade no enfrentamento adequado do problema”, relata.

 

A fundação presta o atendimento a este público através dos Serviços de Abordagem Social e do Setor de Atendimento Especializado às Pessoas em Situação de Rua, que fica localizado na sede da FMDS, na Casa da Cidadania, rua São Manoel, no Centro. O horário de funcionamento é das 13 às 19 horas.