Câmpus do IFSC Tubarão é entregue à comunidade

A inauguração do Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), realizada na sexta-feira (26), marca uma importante conquista para região. É a primeira instituição de ensino pública de ensino técnico e superior a atender a Associação dos Municípios da Região da Laguna (Amurel). A cerimônia contou com a presença de moradores e de autoridades de 18 municípios da região e foi realizada no próprio Câmpus Tubarão, que fica localizado na BR-101 Sul, km 336, no bairro Morrotes. O evento contou com a apresentação do Coral Municipal de Tubarão e da banda marcial do Colégio São José.

O Câmpus Tubarão marca a terceira fase de expansão do IFSC que começou a ser feita a partir de 2011. A obra começou a ser construída em 2013 e foi concluída no final de 2014, mas como ainda era preciso equipar o câmpus com móveis e equipamentos, a inauguração só pode ser realizada em 2015. “Desde 2013, nós já ofertamos cursos na região através de parcerias com quatro prefeituras da Amurel. Nesses dois anos de trabalho, tivemos 543 alunos matriculados, sendo que desse total 130 são professores da rede básica de ensino que receberam capacitação através dos cursos de formação de formadores”, explica a diretora-geral do Câmpus Tubarão, Rita Flôr.

A unidade atuará em três eixos de ensino, o de comunicação e informação, de infraestrutura, e de controle e processos industriais. “Nós já ofertamos o curso técnico de Informática para Web, na modalidade de Ensino a Distância, e a partir de julho começaremos a ofertar o curso técnico em Informática e o Proeja/FIC em Informática, que é voltado para a Educação de Jovens e Adultos porque percebemos que há demanda na região para essa modalidade de ensino. Com a construção do segundo bloco, que está previsto para começar em 2016, passaremos a ofertar também os cursos técnicos em Edificações e Eletrotécnica”, afirma Rita Flôr.

Durante a cerimônia, o prefeito de Tubarão Olavio Falchetti falou da importância do Instituto para a região. “Nós da prefeitura buscamos investir tanto no edifício estrutural, que são as obras de infraestrutura para a cidade, quanto no edifício social que são atividades em favor da capacitação dos moradores e o IFSC vem nesse sentido contribuir para o fortalecimento da região”, afirma.

A representante dos alunos, Maricelma Fraga, do curso técnico em Informática para Web, também falou durante a cerimônia. “Através do Ensino a Distância eu consegui voltar a estudar e considero que a flexibidade de tempo, que um curso desse permite em que a sala de aula acontece também no ambiente familiar, foi fundamental para isso. Eu estou me capacitando porque um dia quero me tornar uma servidora do IFSC”, disse.

A reitora do IFSC Maria Clara Kaschny Scheneider lembrou dos desafios da construção do câmpus que começaram com a escolha do terreno.“Nós tínhamos algumas opções de terreno em Tubarão e essa área foi a que melhor atendia às necessidades do IFSC. Quero agradecer as equipes da Polícia Rodoviária Federal, do DNIT e da prefeitura que foram nossos parceiros para que essa área fosse cedida ao IFSC. Eu lembro do dia em que a obra foi aprovada e que o prefeito de Tubarão veio me agradecer e dizer que aquele era um dos dias mais felizes da vida dele. Com a entrega dessa obra, nós vencemos uma etapa, mas sabemos que teremos muitas pela frente. Nosso compromisso é com a transformação social e com a construção de um país mais justo”, afirma a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Scheneider.

O deputado federal Jorge Boeira esteve na cerimônia de inauguração e se comprometeu a destinar emendas parlamentares para a construção do segundo bloco do Câmpus Tubarão que terá mais de 6 mil m2. “Eu já fui professor da Escola Técnica e sei da importância que o estudo pode ter na vida das pessoas. A oportunidade educacional é uma das melhores formas de promover mudanças nas condições de vida da população”, relata.

Participaram também da solenidade de inauguração, o secretário de desenvolvimento regional de Tubarão Caio Tokarski, o Diretor de Expansão do IFSC Caio Monti, o reitor da Unisul Sebastião Salésio Herdt, o 2º vice-presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão Nilton de Campos, o prefeito de Capivari de Baixo Moacir Rabelo da Silva, ex-deputado Joarez Ponticelli e assessores da deputada estadual Ana Paula Lima e do deputado federal Décio Lima.

Fonte: Beatrice Gonçalves/IFSC/Divulgação