Mostra ‘Zumblick Iluminado’ está exposta no Centro Municipal de Cultura
Também como parte das comemorações dos 104 anos de Willy Zumblick foi aberta na noite da última terça-feira (26), no Centro Municipal de Cultura (CMC), a exposição ‘Zumblick Iluminado’.
A mostra foi organizada pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em 2013, em comemoração ao centenário do artista e lançada em 26 de setembro daquele ano, durante sessão solene realizada na Unisul.
Depois de Tubarão, a exposição, de caráter itinerante, passou pela Alesc e por outras sete cidades do Estado. “Criamos essa exposição para difundir a obra e a arte do mestre Zumblick, para pessoas de todo o estado e agora ela está de volta à terra do artista”, lembra o prefeito Joares Ponticelli, que era presidente da Alesc quando a exposição foi idealizada.
A mostra apresenta reproduções fotográficas de pinturas especialmente selecionadas entre as menos conhecidas do público, por pertencerem a acervos particulares. As imagens, em alta resolução, foram impressas sobre um corpo acrílico, que é iluminado individualmente com a utilização de lâmpadas LED, realçando os efeitos de luz e sombra, características do artista.
A exposição é uma iniciativa do projeto ‘Zumblick Para Sempre’, que tem como autores os escritores Volnei Martins Bez e Valmiré Rocha dos Santos e o fotógrafo Carlos Rocha, pesquisadores e autores de três livros sobre a vida e a obra de Zumblick. As imagens são de autoria de Rocha e pertencem ao livro ‘Zumblick para Sempre – Catálogo de Obras’. Esse tipo de impressão e iluminação de obras de arte é uma descoberta do fotógrafo Rocha e se constituiu na primeira exposição no gênero no Brasil.
A visita à exposição é gratuita e pode ser feita de segunda-feira a sexta-feira, das 13 às 22 horas.