Evento em homenagem a Willy Zumblick emociona o público

Se estivesse vivo, o artista tubaronense Willy Zumblick comemoraria 104 anos, agora em 2017. Para relembrar a vida e obra do ilustre tubaronense foi realizado na noite da última terça-feira, 26 de setembro, dia do nascimento de Zumblick, o evento “Willy Zumblick em Cordel”.

Familiares e muitos convidados prestigiaram a apresentação, que reuniu músicas, poesia, teatro e dança. O escritor e historiador Paulo Garcia, atual gerente de Cultura da Fundação Municipal de Educação, redigiu e declamou poesias rimadas, inspiradas na literatura de cordel.

Durante cerca de 40 minutos, os versos rimados relataram os principais momentos da vida e obra de Zumblick. As poesias foram intercaladas por apresentações do Coral Municipal de Tubarão, Escola de Ballet Ana Olimpio e alunos das escolas Maria Emília Rocha e Escola Técnica de Comércio de Tubarão (ETCT). A produção foi dirigida por Rosimary Schotten.

A apresentação emocionou aos presentes. “Ver o legado de meu pai ser relembrado de uma maneira tão especial e carinhosa, é algo que mexe profundamente com nossos sentimentos. Ele gostava de todas as expressões de arte e incentiva a cultura. Foi uma belíssima homenagem”, ressaltou Carlos Zumblick, filho do artista.

O prefeito Joares Ponticelli também prestigiou o evento. Ele lembrou do acervo do artista e sua importância para o cenário cultural. “Willy vive nas mais de cinco mil obras que produziu ao longo de sua trajetória. É um legado de grande importância para a cultura nacional. Relembrar sua vida, recontar sua história é fundamental para demonstrar o quanto somos gratos à grandiosidade das obras com as quais ele nos presenteou”, enalteceu.