Integrantes do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação reúnem-se pela primeira vez

Os integrantes do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que tomaram posse no mês de maio, reuniram-se pela primeira vez, na tarde desta segunda-feira (26).

Doze dos 15 conselheiros participaram do encontro realizado no Paço Municipal, no qual, entre outras deliberações, foi eleita a primeira diretoria do conselho.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Moraes tornou-se o primeiro presidente do conselho; o presidente da Acit, Murilo Bortoluzzi, assumiu como vice-presidente e Fábio Hothausen foi eleito secretário.

Durante a reunião, os conselheiros foram divididos em três grupos de trabalho. O primeiro, coordenado pelo professor Fábio Hothausen será responsável por elaborar o Regimento Interno do conselho. Outro grupo, sob o comando do servidor municipal Romilton Nunes, vai providenciar a regulamentação da lei e um terceiro grupo cuidará da criação do Regimento Interno do Centro de Inovação.

Alexandre avaliou o primeiro encontro como muito produtivo. “O conselho está alinhado com o ecossistema de desenvolvimento de nossa cidade e nessa primeira reunião foi possível perceber o quanto essa iniciativa fará diferença e trará impactos positivos à economia como um todo”, analisou.

Novo encontro foi agendado para o fim do próximo mês. Os conselheiros se reunirão na última segunda-feira de cada mês.

O conselho – Os conselheiros, indicados por entidades do setor governamental, instituições educacionais, científicas, tecnológicas e de inovação (ICT), do setor empresarial e da sociedade civil, são responsáveis, entre outras atribuições, por analisar e deliberar sobre os projetos e propostas de empreendimentos submetidos aos benefícios previstos na lei complementar nº 154. A chamada Lei de Inovação foi sancionada durante as comemorações do aniversário de 147 anos de Tubarão. A lei estabelece medidas de incentivo e apoio às ações e estratégias de ciência, tecnologia e inovação no ecossistema empresarial, empreendedor, acadêmico e social, para as pessoas físicas e jurídicas estabelecidas ou domiciliadas em Tubarão, visando promover, de forma sustentável, a pesquisa e o desenvolvimento social, científico, tecnológico, empreendedor, econômico, ambiental e inovador.