Primeiro encontro de monitoras é realizado
Para as participantes dos grupos de mulheres e de idosos da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), o momento mais aguardado era o de voltar às atividades. Depois de um longo período de descanso, na tarde desta segunda-feira (6), ocorreu a primeira reunião do ano para os participantes dos programas Mulheres em Ação, Oficinas da Sabedoria e Grupo Girassol. O encontro ocorreu na sede da FMDS.
Além de dar início às atividades, as monitoras de cada grupo receberam o planejamento para realizarem os seus trabalhos nas comunidades. As mulheres presentes receberam homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima quarta-feira (8). “Hoje é um dia muito especial, porque é o nosso primeiro encontro do ano. Com alegria estamos reiniciando os trabalhos com os grupos de mulheres e de idosos, que também serão realizados nas comunidades”, enfatiza a coordenadora dos grupos de Idosos, Mulheres em Ação e Oficinas da Sabedoria, Kátia Bressan.
Para o ano de 2017 muitos projetos serão realizados em parceria com diversas instituições, como palestras, reuniões, oficinas de artesanato, entre outras atividades. Os encontros acontecerão semanalmente nas comunidades, com o apoio das voluntárias e monitoras, e uma vez no mês na FMDS. “O nosso desejo é que as integrantes de cada programa saibam que elas têm uma equipe comprometida e parceira. Sabemos que este trabalho é fundamental para o fortalecimento de vínculos, e faremos o possível para que ao fim desses quatro anos possamos voltar e ver que tudo valeu a pena, que conseguimos ser melhores, dando mais valor ainda pelo que essas mulheres fazem pela nossa cidade”, destaca o diretor-presidente da FMDS, André Fretta May.
A monitora do grupo de mulheres Angélica Cardozo Pereira, participa do grupo Girassol há mais de 20 anos e salienta a importância deste grupo estar inserido nas comunidades. “Este grupo fez e faz parte da minha vida. Só quem enfrentou o câncer e recebeu apoio, como eu recebi neste grupo, sabe o quanto é importante. Nestes tantos anos, perdi muitas amigas para o câncer, mas estou aqui firme e forte. É uma felicidade muito grande poder voltar as atividades deste ano”, ressalta.
O prefeito Joares Ponticelli fez questão de estar presente no encontro. “Queremos dar todo apoio às participantes dos grupos porque sabemos que aquela tarde em que elas se reúnem é a mais aguardada da semana. É a tarde que elas saem da rotina, fazem amizades. São momentos prazerosos, juntas. Por isso o nosso desafio é criar condições para melhorar cada vez mais e dar o auxílio que elas precisam”, salienta o prefeito.