Dia Mundial da Saúde é comemorado no Centro de Convivência para Idosos

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, o primeiro encontro no Centro de Convivência para Idosos foi realizado com diversas ações voltadas à saúde na terceira idade. A partir de agora, as reuniões serão todas as segundas, terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, e terças e quartas-feiras, das 8h30 às 11h30.

O primeiro encontro, ocorrido na tarde da última quarta-feira (13) contou com a presença do professor de Educação Física Roberto Gaspari Beck, abrindo as ações com alongamentos e exercícios físicos. Em seguida, a nutricionista Juliana Faveri e a psicóloga Carolina Campos ministraram uma palestra com o tema “Alimentação Saudável”.

“As oficinas para a pessoa idosa são pautadas nas características, interesses e demandas dessa faixa etária, levando em consideração a vivência em grupo, bem como a valorização das experiências vividas, histórias de vida, que estimulem e potencializem para o enfrentamento de vulnerabilidades e capacidades para novos projetos de vida”, enfatiza a coordenadora dos grupos de Idosos, Mulheres em Ação e Oficinas da Sabedoria Katia Bressan.

A palestra foi direcionada aos grupos do Programa Oficinas da Sabedoria, dos bairros Mato Alto, Monte Castelo e Santo Antônio de Pádua, e contou com a presença de mais de 50 idosos. Ao longo dos dias, serão realizadas outras ações de lazer e recreação como oficinas de trabalhos manuais, gincanas educativas, aulas de canto, palestras socioeducativas, festividades em datas comemorativas, entre outras.

A diretora-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social Jane Dal-Bó Falchetti destaca os benefícios que estes encontros proporcionam aos idosos. “O serviço de convivência do idoso vem de encontro a necessidade de se buscar através de ações, alternativas que possam qualificar a vida da pessoa idosa, fazendo com que essa faixa etária, que hoje tem direitos garantidos por lei, tenham a possibilidade de usufruir de lazer, cultura, oficinas bem como todo um contexto socioeducativo através de palestras temáticas que possam levar a eles conhecimento do envelhecimento saudável, em um espaço próprio”, comenta.

 

Fonte: Decom/PMT