Tubarão é destaque em ranking de população vulnerável inscrita no Cadastro Único

Tubarão teve uma aparição destacada no ranking dos municípios com menor população vulnerável inscrita no Cadastro Único, ficando na oitava colocação. O ranking foi divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil

Segundo o ranking, os dados são referentes ao menor índice de vulnerabilidade social em relação ao número de habitantes. Tubarão tem, hoje, 8.087 famílias inscritas no Cadastro Único, que é a principal referência do ranking, sendo 4.954 famílias com renda de até meio salário-mínimo.

“É a assistência social, no caso da Prefeitura de Tubarão a secretaria de Desenvolvimento Social que faz toda a gestão e oportuniza o cadastramento único das famílias em situação de vulnerabilidade. Nós devemos o resultado dessa pesquisa ao trabalho articulado da rede socioassistencial, por meio da qual nossas equipes de CRAS atuam com as famílias com renda mais baixa, nosso público-alvo. As nossas equipes realizam a orientação das famílias, encaminhamentos para o mercado de trabalho e qualificação profissional para que elas possam conquistar sua autonomia e superar a situação de vulnerabilidade social. Estamos contentes por estarmos nesse ranking, a realidade econômica de Tubarão também é peculiar, pois é privilegiada por boas ofertas de emprego”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social Kelly Botega.

Ainda nesta semana, a secretaria de Desenvolvimento Social divulgou o balanço de todas as ações e iniciativas realizadas ao longo de 2023. Entre os destaques estão os 33.879 atendimentos e as 3.806 visitas domiciliares realizadas às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social do município.