Fundação de Cultura participa de sessão solene na Alesc em homenagem aos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina

Os 150 anos da imigração italiana no Brasil foram lembrados na noite desta segunda-feira (26), em sessão especial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, acatando proposta do coordenador da Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália e deputado estadual Vicente Caropreso, aprovada por unanimidade pelos demais deputados, sendo conduzida pelo deputado Mauro de Nadal, presidente da casa.

O evento, realizado no Plenário da Alesc, levou a Florianópolis descendentes, entidades e autoridades diversas, como a Cônsul-geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina Eugenia Berti e o deputado italiano, eleito pelo ítalo-brasileiros da América do Sul, Fábio Porta.

Luiz Cechinel, oficial de gabinete da Fundação Municipal de Cultura, esteve presente para representar a entidade. Na oportunidade, foi acompanhado de sua esposa, Fabíola Cechinel, presidente da Associação Trevisani Nel Mondo de Tubarão e professora de italiano nas escolas de Treze de Maio e Pedras Grandes, e que representou a Coordenadoria Regional de Educação de Tubarão.

Nas conversas que antecederam o início do evento, destaque para as que trataram da realização de projetos para 2026, quando serão festejados os 150 anos de imigração em SC, sendo que Tubarão se destaca por ter sido o principal ponto de referência a estes imigrantes, pelo fato das primeiras colônias, à época, serem parte do território da cidade, principalmente Azambuja, hoje integrada ao município de Pedras Grandes.

O deputado Fábio Porta se colocou à disposição da Fundação Municipal de Cultura, destacando que sua presença no evento se trata de uma homenagem importantíssima e que testemunha não só a homenagem aos italianos no Brasil, mas também àqueles italianos em Santa Catarina, talvez a maior e mais influente colônia daquele país no Brasil.

Eugenia Tiziana Berti, consulesa geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina, ressaltou a importância dessa homenagem como essencial para a preservação da memória, especialmente para os mais jovens. “Este momento também é de renovação da ligação entre o estado de Santa Catarina e a Itália. Eu represento como cônsul-geral os nossos citadinos italianos aqui e seus antepassados; é um momento muito importante de memória, porque nossos antepassados foram muito corajosos, muito fortes e muito modernos; desbravaram as fronteiras e isso é uma mensagem muito importante para os jovens”, ressaltou.


Fotos: Divulgação/PMT