Programa de Educação Financeira e Fiscal é apresentado a grupo de empresários
Gestores da Secretaria de Fazenda receberam, nesta terça-feira (20), um grupo de empresários para apresentação do Programa Municipal de Educação Financeira e Fiscal. A reunião aconteceu no auditório do Facilita Tubarão.
“O objetivo do encontro foi promover a ampliação do regime de colaboração do Programa Municipal de Educação Financeira e Fiscal de Tubarão para a realização do calendário 2023 com a iniciativa privada, com ONGs e associações, formando assim um arranjo colaborativo local”, destaca o secretário de Fazenda Raphael Bianchini.
O Programa Municipal de Educação Financeira e Fiscal, implantado pela Lei n° 002/2022, de iniciativa do Poder Executivo, é desenvolvido desde 2022 nas redes municipal, estadual, federal e privada de Ensino, com a participação de parceiros em regime de colaboração, alcançando os professores, alunos e a comunidade escolar. A iniciativa busca promover a educação financeira, estabelecendo uma política pública municipal sobre educação financeira, inclusão financeira, proteção ao consumidor e orientações fiscais na perspectiva de consolidar a cidadania.
O coordenador do programa em Tubarão, o gerente de Atendimento ao Cidadão no Facilita Tubarão e também professor, Felipe Felisbino, apresentou aos empresários participantes da reunião o calendário que será desenvolvido de 3 agosto a 30 de novembro de 2023. O Programa lançará três editais de chamada pública (para a participação da iniciativa privada no Programa 2023; para a participação das Redes de Ensino: municipal, estadual, federal e privada; e para a participação de parceiros da iniciativa pública e privada para a capacitação de estudantes, professores, gestores e comunidade em geral).
O apoiador poderá vincular sua marca no site do programa, que terá link com os parceiros Comissão de Valores Mobiliário (CVM), Banco Central e Sebrae Nacional. Também poderão divulgar seus produtos e marcas em campanhas educacionais como apresentação do produto a partir da sua carga tributária, ou a partir da orientação do planejamento familiar para alcançar seus objetivos pessoais (carro, casa própria, aposentadoria, etc).
O prefeito Gelson Bento avalia a iniciativa do Programa Municipal como muito positiva.
“Tubarão tem 25.164 estudantes na educação básica, envolvendo todas as redes. Observem que cerca de 1/4 da população está em atividade escolar. É o momento certo para essa conscientização”, ressalta o prefeito.