Procura por reforços da vacina contra a Covid-19 ainda é baixa

A Fundação Municipal de Saúde divulgou o compilado da vacinação contra a Covid-19 em Tubarão, desde o início da campanha, até esta quinta-feira (8). E, pelos números apresentados, percebe-se que a procura pelas doses de reforço ainda está abaixo do necessário na cidade. Em termos de esquema prioritário, ou seja, o base, temos uma cobertura vacinal de 98,92% para a primeira dose e de 93,95% para a segunda dose.

No que se refere às doses de reforço, esta cobertura cai. A primeira dose de reforço, para maiores de 60 anos de idade, tem 84,57% de cobertura até o momento. A segunda dose de reforço, agora na faixa entre um e 12 anos, alcançou um índice de 65,09%.

Por sua vez, o segundo reforço para maiores de 60 anos cai para 51,07% de cobertura, enquanto o segundo reforço, para idades acima de 25 anos, despenca para 29%.

Entre as crianças e adolescentes, a situação aponta o seguinte. Dose 1 para a faixa entre 12 e 18 anos, 100,92% de cobertura até este momento. A dose 2, nesta mesma faixa, aponta uma cobertura de 82,27%. A primeira dose de reforço para a faixa etária entre 12 e 17 anos mostra um índice de 21,77% apenas. Nas crianças, os números são preocupantes. Entre 5 e 11 anos, a primeira dose alcançou 63,83% até aqui. A segunda, ainda menos, 42,31%. Entre as crianças com idades entre 6 meses e 5 anos, alerta total. A primeira dose tem cobertura de apenas 6,62% e a segunda de 2,80%.

É importante ressaltar que quem iniciou o esquema com as vacinas Coronavac (Butantã), Pfizer ou AstraZeneca tem direito à primeira e segunda doses, mais o primeiro reforço para acima de 18 anos e o segundo reforço para acima de 25 anos, com exceção dos profissionais de saúde que têm direito à segunda dose de reforço para todos acima de 18 anos. Para quem, entretanto, iniciou o esquema vacinal com a Janssen, tem direito à dose única, o primeiro reforço, o segundo reforço (acima de 18 anos) e o terceiro reforço, neste caso para maiores de 40 anos de idade.

Estar em dia com o calendário de vacinação é fundamental para o combate à Covid-19 obter sucesso. É justamente por números como estes que atualmente a doença volta a preocupar, com o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e aeroportos, alguns estados aplicando a mesma medida para locais fechados, o que já acontece, da mesma forma, em outros países.

Por isso, não deixe de completar o esquema vacinal, caso esteja em atraso. Procure a unidade de saúde que possua sala de vacinação mais perto de você, ou ainda a Policlínica do Centro de Referência em Saúde da Margem Direita, segundo a escala: crianças entre 3 e 12 anos devem procurar suas doses exclusivamente na Policlínica, entre as 8 às 13 horas. A partir dos 12 anos, a imunização deve ser feita das 8 às 19 horas, com distribuição de senhas até as 18h30, da mesma forma, na Policlínica ou, neste caso, nas UBS com sala específica para o procedimento.