Anita Garibaldi é homenageada com cavalgada

Os 193 anos do nascimento de Anita Garibaldi estão sendo comemorados neste fim de semana com uma cavalgada. O evento é uma promoção da Ordem dos Cavaleiros de Santa Catarina, Fundação Anita Garibaldi, Fundação Lagunense de Cultura e das prefeituras de Tubarão e Laguna.

Nesta sexta-feira (29), os participantes da cavalgada se reuniram em frente ao monumento dedicado à heroína dos dois mundos, na comunidade de Morrinhos, na Madre. Eles fizeram uma homenagem a Anita, além de um almoço na Associação Hípica Anita Garibaldi, localizada em frente ao monumento. Após o almoço, o grupo iniciou a cavalgada seguindo em direção a Laguna.

O prefeito Olavio Falchetti e o chefe de gabinete Fernando Ferreira participaram das atividades comemorativas. “A história de Anita precisa ser lembrada e a cavalgada tem esse objetivo. Neste ano ajudamos na revitalização do monumento e os cavaleiros nos fizeram um pedido para melhorar a sinalização turística para facilitar a chegada dos visitantes que querem conhecer o monumento”, relata o prefeito.

O monumento foi construído no local onde a heroína nasceu. Na época, não só a Madre, mas todo o território que hoje é Tubarão pertencia a Laguna.

A cavalgada teve início por volta das 14h, saindo em direção a Laguna, passando pela Madre, Campos Verdes até a Passagem da Barra. Os cavaleiros pernoitam no salão comunitário da igreja de São Sebastião.

No sábado (30), a cavalgada sairá em direção ao Centro de Laguna, fazendo a travessia do canal pela balsa. Por volta das 10h30, haverá uma homenagem à heroína em frente ao monumento dedicado a ela no Centro Histórico de Laguna. Depois, os cavaleiros seguem para o Rancho do Nono, próximo à BR-101. No domingo (31), a cavalgada será realizada do Rancho do Nono até a Pedra do Frade, com retorno pela praia até o rancho.

História –  


Apesar de divergências históricas sobre a data e local de nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro (Anita), Adílcio Cadorin em seu livro Anita – A Guerreira das Repúblicas, 2 edição, Florianópolis-SC, IOESC, 2001, relata “que esta registrado junto ao Cartório de Registro Civil de Laguna o nascimento em Laguna (comunidade de Morrinhos, hoje munícipio de Tubarão), no dia 30 de agosto de 1821”.

O monumento localizado a cerca de 6 Km do centro de Tubarão em Morrinhos, foi construído em 1932 pelo governo italiano no local em que nasceu Anita, e tem recebido por parte da Prefeitura Municipal de Tubarão através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, manutenções constantes permitindo aos tubaronenses e visitantes o resgate de um pouco da história de Anita Garibaldi.

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT