Uso das redes sociais é tema de encontro

Aproximar-se da população e dar transparência às ações de governo é um dos objetivos do uso das redes sociais pela prefeitura de Tubarão. Atualmente o município tem contas e perfis em quatro redes: Facebook, Twitter, YouTube e Instagram. A utilização das redes sociais fez com que o município fosse citado como referência em um evento realizado nesta segunda-feira (18) em Florianópolis.

O curso de capacitação sobre o uso de redes sociais na comunicação pública e governamental foi realizada pelo Centro de Estudos Temáticos de Administração Pública (Cetem) e contou com a participação de 26 municípios de Santa Catarina entre eles Tubarão, Capivari de Baixo e Imbituba da Amurel, além de cidades do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Pará.

Os organizadores do evento também apresentaram um levantamento feito junto aos municípios catarinenses. Eles enviaram questionários aos 295 municípios com perguntas sobre as redes sociais. Pela avaliação, sete a cada dez municípios utilizam algum tipo de rede social, sendo o Facebook o mais utilizado, seguido pelo Twitter e YouTube. O Cetem também fez uma avaliação do trabalho feito pelos municípios e Tubarão está entre os 15 citados como referência. “Eles levaram em conta o fato de utilizarmos diversas redes sociais, a interação com o público, o volume de postagens e o uso de uma linguagem mais próxima do público. Para nós esta avaliação é muito positiva e reflete os esforços que temos feito para ampliar o contato com a população”, afirma o secretário de Governo Matheus Madeira.

Durante o curso, foram apresentados cases de sucesso nas redes sociais como o Gabinete Digital do governo gaúcho e a campanha Pequenas Corrupções da Controladoria Geral da União (CGU). Também participaram o diretor de marketing da prefeitura de Curitiba, Marcos Giovanella que falou sobre a fan page no Facebook e o uso de outras redes sociais como o Twitter e o Instagram como forma de dar transparência às ações do poder público municipal e o viés diferenciado adotado por aquele município, com tom mais leve e humorístico.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT