Tubarão apresenta pelo quinto mês consecutivo saldo positivo de empregos

Tubarão apresentou um saldo positivo de 567 vagas de empregos em maio de 2021. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados nesta quinta-feira (1º), pelo Ministério da Economia, confirmam o bom desempenho da cidade, que, pelo quinto mês consecutivo, apresentou saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada.

 

Ao longo de 2021, o município acumulou um saldo positivo de mais de 3,4 mil empregos, número 9,8% maior do que o registrado no mesmo período de 2020 e, praticamente o dobro da média do estado, que é de 5,15%.

 

Se comparado com municípios do mesmo porte, como Criciúma, outra referência econômica do Sul do Estado, Tubarão confirma que está em ritmo acelerado de crescimento. São quase 750 vagas a mais acumuladas ao longo do ano em comparação a Criciúma, que conta com 2.751 vagas positivas acumuladas em 2021. Em maio, a vizinha cidade gerou um saldo de 253 vagas, 314 a menos que Tubarão.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Giovani Bernardo frisa que os números são recordes e o cenário é animador. “Já ultrapassamos nestes primeiros meses de 2021, o volume de vagas positivas que, geralmente, acumulamos em um ano inteiro”, afirma.

 

Giovani salienta, no entanto, que quem gera emprego não é o município, é o empreendedor, mas a administração municipal tem contribuído para isso. “Oferecemos um bom ambiente para empreender e vamos proporcionar ainda mais com a conclusão de equipamentos como o Centro de Inovação e o Empresarial. Criamos um pacote de incentivos para o setor produtivo, desde o início da pandemia o município liberou um pacote de medidas de apoio, como desoneração de obrigações, alongamento de pagamento de tributos, além do Refis, enfim, fizemos o que estava ao nosso alcance. O município não virou as costas para o empreendedor, ele caminhou junto”, assegura.

 

Para o secretário, outro ponto favorável é que a cidade tem também uma política de atendimento ao empreendedor, com programas como o Investe Tubarão e a Sala do Empreendedor, além de outras ferramentas promotoras do desenvolvimento econômico como o programa Tubarão É Mais, que este ano está em sua segunda edição. “Não é um único fator que gera esse resultado, mas um portfólio de ações baseado na vocação do município, que é multissetorial. Então, nosso crescimento não é originado por um único setor, estamos crescendo em diversos segmentos, ao mesmo tempo, e tudo isso se une para propiciar esse ambiente favorável”, reconhece Bernardo.