Acervo da biblioteca municipal passa por seleção

Em busca de melhorias para o acervo da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, realiza uma longa análise e seleção de todos os livros que compõe o espaço. A ação é necessária para identificar os materiais que devem permanecer ou não no acervo.

De acordo com a bibliotecária da prefeitura Ana Paula Guedes, a análise é criteriosa e realizada uma vez por ano. “Dentre esses livros, estão obras que foram descartadas (que não tem condições de uso e restauro), que serão restauradas (que são de extrema importância para a coleção e há a possibilidade de reparos) e doadas. No acervo diversos livros estavam muito deteriorados pela ação do tempo, pelo mau uso, pela ação de agentes biológicos e sem condições de serem restaurados. Esses materiais tiveram que ser descartados e eliminados. Os livros estavam em péssimas condições físicas (rasgados, faltando páginas, sujos, riscados, deteriorados pela infestação de fungos, brocas e traças) e sem a possibilidade de uso e continuidade no acervo, pois poderiam contaminar o restante da coleção e também causar danos à saúde.”, destaca a bibliotecária.

Saiba mais: Para se tornar sócio da biblioteca municipal o interessado deve providenciar duas fotos 3×4, carteira de identidade e um comprovante de residência atual. A biblioteca funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 19h. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: 3621-9083.

 

Fonte: Priscila Ladislau/Decom/PMT