Desfile marca Happy Hour Cultural

Um desfile com peças de crochê e tricô e muita música. Assim foi o Happy Hour Cultural de sexta-feira (1º). O evento é uma promoção da Coordenadoria de Ações Culturais da Fundação Municipal de Cultura e Esporte e é realizado todas as sextas-feiras das 19h às 21h, no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick.

As peças de crochê e tricô são da estilista tubaronense Valéria Balsini, a Lela. Ela produz vestidos, blusas, saias, calças e acessórios com uma técnica diferenciada: o crochê e o tricô anatômicos, que se moldam perfeitamente a quem utilizará o produto. Lela começou com o tricô há mais de 50 anos, já o tricô passou a fazer parte de seu trabalho quando ela teve o primeiro filho e resolveu fazer roupinhas com linhas. “Eu sempre gostei muito deste tipo de artesanato. Aprendi com a minha mãe e depois fui aperfeiçoando. Não faço nenhuma peça igual a outra, vou buscando inspiração e início o trabalho, depois, finalizou de acordo com o cliente”, explica Lela como é conhecida.

Durante o desfile, modelos apresentaram peças que podem ser utilizadas no dia a dia e outras para ocasiões festivas. “Não me preocupo muito com o que está na moda. Uma peça tem que ter elegância, ser confortável e prática”, observa a estilista.

Para a coordenadora de Ações Culturais Lilian Guedes, a moda tem muito a ver com a cultura. “Especialmente o tricô e o crochê que são expressões cultuais, não são apenas técnicas, são formas de arte também e o Happy Hour tem como objetivo mostrar as mais variadas formas de arte e atividades que são realizadas pelos artistas em Tubarão e região”, explica Lilian.

A mostra de fotos com trabalhos e outras peças desenvolvidas por Lela estão em exposição no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick até sexta-feira (8). Além do desfile, os participantes do Happy Hour puderam apreciar a música de Jorge Dó e Bibo.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT