Rede Cegonha é tema de treinamento para servidores

O acompanhamento na unidade de saúde durante a gestação, o cuidado com o recém-nascido e a amamentação foram os assuntos abordados no treinamento para agentes comunitários de saúde e enfermeiros da rede municipal de saúde. A capacitação tem como objetivo manter as futuras mães tranquilas e com a devida orientação dos procedimentos em todas as complexidades. Nesta sexta-feira, 1º, o treinamento foi realizado com cinco unidades de saúde. A capacitação segue até dia 18 de agosto.

A baixa complexidade é a triagem e o acompanhamento de pré-natal na unidade de saúde. Quando encontrada alguma alteração no acompanhamento, o caso é encaminhado à média complexidade (Policlínica Central). Já a alta complexidade é o acompanhamento que iniciou na unidade de saúde encaminhado para a média complexidade e de acordo com os procedimentos, é avaliado e encaminhado ao Hospital de Referência (Hospital Nossa Senhora da Conceição).

“Todos os participantes mostraram muito interesse, houve vários questionamentos, e isso deve refletir em organização nesses atendimentos, e boas orientações aos usuários das unidades de saúde”, afirmou a coordenadora da Saúde da Mulher no município, Maria Silésia Machado de Aguiar.

Este treinamento deve reorganizar a Rede Cegonha, que é uma atenção a mais às gestantes, desde o pré-natal até depois do nascimento da criança. O período puerperal é considerado até 45 dias após do parto, e o recém-nascido até 28 dias depois do nascimento. “Durante esses períodos as Agentes Comunitárias de Saúde devem auxiliar as mães em alguns procedimentos, sempre sob supervisão de um enfermeiro”, explica a enfermeira e organizadora dos cursos, Sandra Grandemagne.

Os cursos são realizados no auditório da Amurel, das 8h às 12h. Confira a agenda:

04/08: Passagem, Oficinas I e II, Morro da Caixa e Monte Castelo;
11/08: São João I e II, São Martinho I e II, São Brás;
12/08: Mato Alto, Campestre, Recife, Santo Antônio, São Luiz;
15/08: Guarda, Bom Pastor, Km 60, km 63, Fábio Silva, Dehon;
18/08: Congonhas, São Cristovão, Sertão dos Corrêas, Pacs.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT