Sistema de redes de estações hidrometeorológicas é discutido


Representantes da secretaria de Defesa Civil participaram de uma reunião com técnicos dos Comitês de Bacias, Defesa Civil estadual, Epagri e empresas que fazem uso de informações de recursos hídricos e meteorológicos. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (31), no Centro de Treinamento da Epagri (Cetuba), em Tubarão.

O encontro teve como objetivo discutir o levantamento, sistematização, cadastramento e espacialização das redes de estações hidrometeorológicas automáticas, fluviométricas convencionais e de qualidade da água na Bacia Hidrográfica com potencial para integrarem à rede estadual de monitoramento e alerta.

Para o próximo passo, a secretaria estadual de Defesa Civil fará a avaliação das informações e elaborará um projeto para o aproveitamento das estações existentes. “Torço que se consolide o mais rápido possível, pois permitirá maior conhecimento das condições reinantes na região, possibilitando assim um trabalho de prevenção mais efetivo em caso de evento extremo”, afirma o secretário de Defesa Civil Rafael Marques.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT