Grupo Girassol comemora 17º aniversário com um arraiá

Em clima de festa julina, com muita música, dança e quitutes típicos do período. Desta forma, os integrantes do projeto Girassol comemoram o aniversário de 17 anos do grupo.

O grupo é ligado à Fundação Municipal de Desenvolvimento Social e reúne pessoas que foram ou são pacientes de tratamentos contra o câncer. Durante as reuniões, eles realizam diversas atividades e compartilham suas experiências e se apoiam mutuamente.

“Esta festa é uma comemoração não só pelos 17 anos do grupo, mas também pela força, pela superação que os participantes tem para lidar com a doença”, afirma a diretora-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social Jane Dal-Bó Falchetti.

Entre as ações realizadas estão palestras com profissionais de diversas áreas e também com a psicóloga da fundação e a assistente social que coordena o grupo. Uma professora de Educação Física também realiza exercícios com os participantes, focando em ginástica e na dança. Também há espaço para que os participantes falem um pouco sobre suas vidas. “Este é um grupo de autoajuda e também de interajuda, ou seja, as experiências são compartilhadas e um busca força no outro e em si mesmos. Este trabalho é importante pois reforça a autoestima, motiva a viver e a viver com alegria”, observa a psicóloga da Fundação Jurema Bressan.

O grupo é coordenado pela assistente social Kátia Bressan. Atualmente 25 mulheres participam do projeto, mas ele é aberto à participação de homens também. Os encontros ocorrem todas as quintas-feiras, das 14h às 17h, no auditório da fundação, localizado na rua Lauro Müller, Centro, próximo ao colégio São José.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT