Amostras da alimentação escolar serão armazenadas

Duzentas e cinquenta agentes de serviço de limpeza, da Fundação Municipal de Educação, participaram, ao longo desta semana, de capacitação sobre coleta de amostras da merenda escolar.

A capacitação promovida pelas nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) serviu para explicar às profissionais como armazenar, de forma correta, amostra dos alimentos servidos nas unidades escolares, da rede municipal de ensino.

A orientação é um cumprimento ao artigo 52, da Portaria do Centro de Vigilância Sanitária, que determina que todo estabelecimento que produz e serve alimentos, deve coletar e guardar, por 72 horas, amostras daquilo que é oferecido. “A medida é importante para que, em caso de surto ou suspeita de contaminação, a Vigilância Sanitária tenha meios de fazer uma análise destes alimentos e comprovar se a contaminação foi ou não originada no estabelecimento”, explica a diretora do DAE Marcela Ferro Biudes.

Durante o curso, foram repassadas informações de como a coleta deve ser feita, período de manutenção e descarte das amostras, entre outros detalhes.

A coleta das amostras nas unidades da rede municipal de ensino inicia em agosto, quando os estudantes retornam às aulas, depois do período de recesso.

 

Fonte: Adriana Oliveira/Decom/PMT