Oficina propõe criação de livro

Dar a voz a quem geralmente está a margem da sociedade. Este é um dos objetivos de um livro que está sendo elaborado em uma oficina promovida pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o CREAS Pop.

A oficina teve início no dia 10 e ocorre uma vez por semana, sempre as quintas-feiras, no período da manhã. “O objetivo desta nova oficina é a construção conjunta de um livro, através da busca da história dos moradores de rua, atendidos no Centro Pop, oportunizando o resgate da identidade, da autoestima, dos valores de vida perdidos no passado e promovendo a reinserção social”, explica a coordenadora do Centro Pop Rafaela Antunes.

Durante as oficinas, os participantes realizam atividades diversas como assistir filmes, documentários, interagem com dinâmicas, produzem textos, fazem recortes, entre outras ações. “A ideia é que estas atividades possibilitem reflexões acerca do passado, do presente e do futuro, objetivando a construção em conjunto deste livro, com histórias verídicas trazidas pela população atendida”, relata Rafaela.

A oficina é realizada com as pessoas que procuram o Centro Pop naquele dia, não havendo portanto, um grupo fixo. “Devido a rotatividade da população de rua, não temo um grupo fechado, então, todos os que vem ao Centro Pop no dia em que realizamos a oficina são convidados para participar”, afirma Rafaela.

Além da oficina de confecção do livro, o Centro Pop oferece, nas terças-feiras à tarde, uma oficina de música com o professor Zéh Rocha da Fundação Municipal de Cultura e Esporte. A equipe do Centro realiza ainda encontros temáticos com profissionais de diversas áreas para levar informações sobre saúde, educação, oportunidades de trabalho, entre outros.

Interessados em participar das atividades podem procurar o Centro Pop, localizado na rua José João Mateus, 82, bairro São João-ME, telefone (48) 3626-7235.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT