Humaitá de Cima recebe academia ao ar livre

Controle da pressão arterial, perde de peso, fortalecimento muscular, melhoria na qualidade do sono são alguns dos benefícios que quem pratica atividades físicas regularmente observa no dia a dia. E conquistar estes benefícios está mais fácil. Sete comunidades de Tubarão já contam com as academias ao ar livre.

O projeto das academias é uma parceria entre a prefeitura e o governo do estado. Nesta primeira fase, sete academias foram instaladas no Centro, Oficinas, Morrotes, São Cristóvão, Humaitá de Cima, São Martinho e Passagem. Na próxima fase serão mais 20 academias. As comunidades foram escolhidas com base nas reivindicações feitas durante as assembleias do Orçamento Participativo. Nesta primeira fase foram investidos R$ 61,2 mil, sendo 70% de recursos estaduais e 30% do município.

Durante as solenidades de entrega das academias, educadores físicos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) tem feito alongamentos e demonstrações de como utilizar os equipamentos.

“Os equipamentos são indicados para uma atividade física moderada e como tem objetivo de fortalecer a musculatura podem ser combinados com outros exercícios, como a caminhada”, explica a educadora física do Nasf Fernanda Costa.

As academias contemplam três grupos de equipamentos: um de alongamento (o alongador), um de reforço muscular (pressão de pernas, remada sentada e abdominal) e um aeróbico (simulada de caminhada, simula de cavalgada e simulada de esqui). A recomendação é utilizar o alongador inicialmente, depois intercalar exercícios nos equipamentos dos grupos 2 e 3 e finalizar com o alongador, além de outros exercícios para alongamento, como mostram os painéis explicativos instalados junto aos aparelhos.

“Este projeto das academias mostra que quando o Executivo e o Legislativo trabalham juntos as coisas acontecem. No ano passado, a prefeitura e a Câmara trabalharam juntas para sensibilizar o estado e reafirmar o convênio. Deu certo e além destas sete academias, mais 20 serão instaladas”, comemora o vereador Edson Firmino.

O prefeito Olavio Falchetti agradeceu o empenho dos vereadores e reforçou a importância da prática de atividades físicas como prevenção à saúde. “Investimentos em prevenção são importantes e as academias facilitam o acesso da população. Estamos satisfeitos de entregar sete academias nesta fase e em breve outras comunidades serão contempladas”, adianta Olavio.

Outras duas academias serão entregues nesta terça-feira (15): às 16h30 no São Martinho e às 17h30 na Passagem.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT