2022: o ano do karatê em Tubarão

Através dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, a Fundação Municipal de Esporte (FME), incentiva e promove diversos esportes na cidade. O karatê é um deles. O ano que se encerra no próximo dia 31, ficará marcado na história, tanto do município, tanto no esporte, e também na memória de cada karateca que ajudou a colocar a Associação Impacto de Karatê nos olhos do Brasil, e do mundo.

 

Neste ano, a associação foi reconhecida como a melhor equipe do esporte em todo o país, após a disputa do Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado em São Paulo no mês de novembro. O campeonato contou com a participação de 1.551 atletas, que integram 341 clubes de todo o país.

 

Nesse mesmo ano, os atletas viajaram até o México, para a disputa do Pan-Americano de Karatê. A segunda colocação geral no torneio foi conquistada, ficando atrás somente da equipe da casa, que terminou em 1°. Os tubaronenses deram um grande passo, viajando à Konya, na Turquia, para disputar o Campeonato Mundial de Karatê em outubro.

 

Os karatecas Ana Luiza Santos, Anabel Silveira, Caio Carvalho, Erick Matias, Miguel Guitierres e Nícolas de Souza representam o município na disputa, e o técnico da equipe, Fabrício de Souza, atuou como integrante da comissão técnica da Seleção Brasileira.

 

A base do karatê de Tubarão demonstrou talento pelos tatames internacionais, mas as conquistas estaduais não ficaram de fora. Tubarão foi campeão feminino estadual das Olimpíadas Estudantis de Santa Catarina (Olesc), na cidade de Curitibanos. No masculino, a equipe ficou na 5° colocação. Nos Joguinhos, em Blumenau, ocorreu ao contrário, onde a equipe feminina ficou na 5ª colocação e o masculino foi o grande campeão, com uma somatória total de 84 pontos.

 

Parte da equipe da Associação Impacto viajou direto de São Paulo, onde acontecia o Campeonato Brasileiro, para Rio do Sul, local dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Apesar do cansaço e das horas da viagem de carro entre os estados, novamente a Impacto foi destaque, tornando-se campeã geral nos naipes femininos e masculinos.

 

Confira todos os resultados do Jasc:

 

Alice Miranda, medalha de prata na categoria de kata ind fem;

Fabricio de Souza, medalha de bronze na categoria de kata ind masc;

medalha de Ouro para a equipe feminina de kata composta por Alice Miranda, Anabel Silveira e Ana Luiza Santos;

medalha de ouro no kata equipe masculino Equipe composta por Fabricio de Souza, Erick Matias e Kauan Nascimento

medalha de bronze no Kumite para equipe feminina composta por Letícia Brito, Isadora Fernandes, Laura Losekann e Alice Losekann

medalha de bronze na categoria de kumite ind masc (-84kg), com Carlos Xavier;

medalha de bronze no kumite ind fem (-50kg), com Maria Eduarda Aires;

medalha de bronze no Kumite ind masc Open, com Giovani Felipin;

medalha de ouro com Nícolas de Souza, na categoria de kumite ind Masc (-67kg);

medalha de ouro com Giovane Felipin, na categoria de kumite ind masc (+84kg);

medalha de ouro com Isadora Fernandes, na categoria de kumite ind fem (-68kg);

medalha de ouro com Letícia Brito, na categoria de kumite ind fem Open;

medalha de prata com Laura Losekann, na categoria de kumite ind mem (-55kg);

medalha de prata com Alice Losekann, na categoria de kumite ind fem (-61kg);

medalha de prata com Letícia Brito, na categoria de kumite ind fem (+68kg);

medalha de prata com João Vitor Oliveira, na categoria de kumite ind masc (-60kg);

medalha de prata no kumite equipe masculino com a equipe formada por Nícolas, Carlos, Giovane, Bryan, Gabriel, Thiago e Joseph.

 

Tubarão incentiva os atletas, para que sejam inspirações nas quadras e tatames ao redor da cidade, do estado e do mundo. “Tubarão precisa de inspiração como vocês, o mundo precisa de inspirações como vocês. Vocês atletas são referência, e podem ser motivação para novos atletas”, destacou o prefeito Joares Ponticelli, no mês de setembro, quando a Associação Impacto foi recebida na Sala de Atos para receber homenagens após o Pan-Americano do México.