Gestores da secretaria de Agricultura e Interior participam de reunião sobre perdas causadas pela enchente

O secretário de Agricultura e Interior Jairo Sampaio e o gerente de Agricultura Daniel Bitencourt participaram, nesta sexta-feira (10), de uma reunião com integrantes do setor agropecuário de Tubarão que tiveram prejuízos com a enchente do início de maio. Eles foram recebidos no Centro de Treinamento da Epagri (Cetuba) pelo secretário de Estado da Agricultura Ricardo Miotto.

 

Os agricultores, os pecuaristas e os representantes de sindicatos e de associações entregaram ao secretário uma lista de reivindicações para ajudar o setor a se recuperar dos prejuízos da enchente. A estimativa é de que as perdas superem os R$ 30 milhões em Tubarão.

 

Os pedidos são de habilitar a buscar recursos os empreendedores registrados tanto no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) como no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). Também foi solicitado subsídios ou descontos na conta da energia elétrica, já que muitos produtores tiveram um consumo alto do serviço por conta do bombeamento da água de áreas alagadas, fornecimento de pastagens e renegociação de juros dos contratos existes antes da enchente e que agora se tornaram difíceis de serem honrados.