Balanço da missão a Israel é feito em entrevista coletiva

Integrantes da segunda missão tubaronense a Israel realizaram, nesta segunda-feira (21), em uma entrevista coletiva à imprensa na Sala de Atos da prefeitura, para apresentar um balanço sobre a viagem e os efeitos que serão produzidos em Tubarão a curto, médio e longo prazo. A grande conquista imediata, segundo o prefeito Joares Ponticelli, foi ter inserido o nome de Tubarão no mapa internacional a partir da parceria de cidades-irmãs com Heffer Valley e, com isso, a facilidade de acesso ao desenvolvido mundo de Israel em diversas áreas.

 

Participaram da entrevista coletiva, além do prefeito, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia Giovani Bernardo, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol, o presidente da Fundação Unisul Salésio Herdt, o presidente da ACIT Gean Carlo de Bom da Silva e o integrante da Epagri Luiz Rodrigo. O gerente de Agricultura Daniel Bitencourt e outros empresários que estavam na missão também acompanharam o evento.

 

Cada membro da missão apresentou um parecer pessoal sobre os compromissos da agenda oficial em Israel e de que maneira eles seriam do interesse do município de Tubarão.

 

“A geração de energia a partir do reaproveitamento de restos de comida é algo impressionante e uma iniciativa que poderíamos aplicar em um projeto-piloto em algumas escolas no futuro. Já temos algumas ações encaminhadas a curto prazo na área da inovação e tecnologia e também Educação na parceria com a Universidade de Ruppin, mas também acontecerão outras a médio e longo prazo, exatamente como idealizamos o Tubarão 180º para ser a melhor cidade do Brasil até o ano de 2050”, comentou o prefeito Joares Ponticelli.

 

Na área da Saúde, Daisson Trevisol conheceu iniciativas que otimizam tempo e ocupação de profissionais com o deslocamento robótico de leitos com pacientes. “Se pudéssemos unir a teoria do SUS com a prática de Israel teríamos o melhor sistema de Saúde do mundo”, comentou Daisson.

 

Os encaminhamentos práticos realizados a partir do termo de compromisso com Heffer Valley também foram explicados. Tubarão irá conectar seu Centro de Inovação, que está praticamente concluído, ao Centro de Inovação da cidade-irmã. “Faremos diversas trocas de conhecimentos e de mentoria para empresas das duas cidades em reunião virtuais que estão sendo preparadas. A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia está liderando esse processo que é aberto à comunidade e aos empreendedores”, ressaltou o secretário Giovani Bernardo.

 

Tubarão também começa a se preparar para receber, nos próximos meses, o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, que fará a primeira visita a Santa Catarina. A prefeita de Hefer Valley Galit Shaul já manifestou o desejo de conhecer Tubarão oportunamente, mas essa visita ainda depende de fatores de ordem política na cidade-irmã.