Esquadrilha da Fumaça fará apresentação especial em Tubarão

A Esquadrilha da Fumaça formada por um grupo de pilotos e profissionais da Força Aérea Brasileira (FAB) que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo, é sucesso por onde passa, e Tubarão será sede da apresentação no próximo dia 28.

 



O município estava em tratativas com a FAB para uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, desde 2020. O primeiro pedido foi feito para as celebrações dos 150 anos da cidade, mas, tanto para maio de 2020, quanto 2021, as apresentações estavam suspensas em virtude da pandemia. Em 2022 o evento vai enfim ocorrer, mas, agora em março, quando a estrutura da Esquadrilha estará em Santa Catarina. Além de Tubarão, haverá apresentações em Joinville e Florianópolis.

 



O deputado federal Coronel Armando, que acompanhou a solicitação da prefeitura junto a FAB, deu a notícia na última semana que o evento poderia ocorrer. Em reunião na prefeitura, no último sábado (5), dois oficiais da FAB, pilotos da Esquadrilha da Fumaça, apresentaram a uma comissão criada para acompanhar a organização do evento, toda a logística da apresentação. A comissão aqui na cidade é formada por representantes da Guarda Municipal de Tubarão, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e 3a Companhia Motorizada (Exército), além do assessor do deputado federal Coronel Armando, Léo Goulart. Pela prefeitura fazem parte gestores da secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio, Infraestrutura, Serviços Públicos, Saúde, Educação e Gabinete do Prefeito. O Assessor especial do prefeito, Ramires Linhares, coordenará a organização.

 



A comissão visitou junto com os oficiais da FAB, possíveis locais onde o público poderia se reunir para a apresentação, e, após análise dos mesmos pelo comando da Esquadrilha da Fumaça foi definido o entorno da Arena Multiuso, como o que melhor se adapta ao evento. A aprovação chegou nesta terça-feira (8). O público vai poder assistir ao lado direito da Arena, onde as vias serão fechadas para o trânsito, permitindo o acesso das pessoas. O evento acontecerá no dia 28 de março, às 15 horas.

 

Para o prefeito Joares Ponticelli, o evento é mais uma oportunidade de valorizar a nossa história com a aviação. “Vamos organizar uma programação especial para a oportunidade, até por que o evento vai acontecer próximo a Praça Memorial Aeroporto Anita Garibaldi (Praça do Avião), onde está exposta em forma de monumento, uma aeronave Neiva T-25 Universal, um dos modelos já utilizados pela Esquadrilha da Fumaça”, lembrou Joares.

 



A apresentação em Tubarão contará com manobras e acrobacias de 7 aviões A-29 (Super Tucano) e durará em torno de 30 minutos. O grupo de aviões partirá da base aérea de Florianópolis e a apresentação será narrada e coordenada pelo pessoal da FAB em terra.

 


HISTÓRIA

 


A Esquadrilha da Fumaça nasceu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo, com o objetivo de mostrar aos cadetes a capacidade e segurança dos aviões, incutindo-lhes confiança e motivando-os para a pilotagem militar. Em 14 de maio de 1952, aconteceu a primeira demonstração oficial da Esquadrilha da Fumaça, no Rio de Janeiro.



Completando 70 anos de existência em 2022, a Fumaça se concretizou como um instrumento de comunicação social da FAB, com manobras arrojadas e algumas exclusivas que a fazem diferenciar das demais esquadrilhas do mundo, como o voo invertido em formação, sua especialidade.

 



Aeronaves utilizadas: A equipe iniciou suas atividades com o avião North American T-6 Texan, e o utilizou até a desativação do Esquadrão em 1977. No final dos anos 1960, por um breve período, operou os jatos de fabricação francesa T-24 Super Fouga Magister. Reativada em 1982, a Esquadrilha da Fumaça voou o T-25 Universal e, rapidamente, em 7 1983, passou a voar os turboélices de treinamento T-27 Tucano, fabricados no Brasil pela Embraer. Em 31 de março de 2013, aconteceu a última demonstração com essa aeronave que, em seguida, foi desativada, dando lugar ao seu substituto: o Embraer A29 Super Tucano. Assim como o T-27, o A-29 também recebeu a pintura nas cores da Bandeira Nacional.

 




Recorde mundial: A Esquadrilha da Fumaça já atingiu três recordes mundiais – “Guinness World Records”. O último recorde alcançado aconteceu em 2006, quando 12 aeronaves voaram de dorso (cabeça pra baixo) por 30 segundos, percorrendo três mil metros. O momento ocorreu na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga. Anteriormente no ano de 1996, a Esquadrilha bateu seu primeiro recorde, quando dez aeronaves fizeram o voo invertido por 30 segundos, uma marca então inédita. No ano de seu cinquentenário, 2002, a Fumaça atingiu mais um recorde com o voo invertido de onze aviões.