Primeira turma do programa Qualifica Mulher recebe diploma de conclusão de curso
As 20 primeiras mulheres inscritas no programa Qualifica Mulher receberam nesta segunda-feira (20), no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), os certificados de conclusão do curso de instalações elétricas. Parte da turma é formada por mulheres atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS).
O prefeito Joares Ponticelli, o diretor-presidente da FMDS André Fretta May e a gerente da Fundação Municipal de Educação Adriana Mariano prestigiaram a formatura. A vereadora Luciane Tokarski, que participou da concepção do projeto e da busca de mulheres para o curso, participou do evento na condição de empreendedora social.
A iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e beneficia um total de 100 mulheres de Tubarão em outros dois cursos de capacitação. O curso de instalações elétricas teve uma carga horária de 40 horas, duas vezes por semana, durante um mês. A formatura, apesar de discreta, foi muito especial para a turma, já que praticamente todas nunca viveram a experiência de receber um diploma em um ato formal.
“Estou muito feliz de participar deste momento, prestigiar um ato de formatura, de entrega de diplomas. Esses são os momentos de felicidade de um gestor público. O saber e o conhecimento não ocupam espaço e nunca é tarde para buscar isso. Vocês mesmas poderão fazer em casa pequenos serviços a partir do que aprenderam no curso, mas algumas também poderão até ganhar dinheiro com prestação de serviço, e o primeiro passo para isso já foi dado”, disse o prefeito Joares Ponticelli às formandas.