Primeiro mutirão de castração recebe 250 cães e gatos

O primeiro mutirão de castração, realizado nesta sexta-feira (17), pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), atendeu 250 cães e gatos. A ação que teve o apoio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), da Fundação Municipal de Saúde, e de grupos de cuidadores de animais, aconteceu na estrutura de uma clínica móvel que ficou no estacionamento da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva.

 

A castração começou às 7h30 e, em pouco tempo, a estrutura móvel da clínica, contratada pela Funat por meio de credenciamento, encheu de famílias que se cadastraram nos últimos meses para castrar os pets, sem custos.

 

Os procedimentos cirúrgicos tinham a avaliação inicial, pré-operatório e o pós-operatório, onde os animais ficaram cerca de meia hora em observação até serem entregues aos tutores. A castração nas fêmeas, que exige intervenção cirúrgica interna e em vários órgãos, foi um pouco mais demorada que nos machos, cuja intervenção externa é mais simples.

 

Alguns cães de grande porte, o que impunha maior dificuldades aos tutores na hora da volta pra casa, por conta do peso e dos cuidados do pós-operatório, foram levados em um veículo da Funat.

 

“Teremos outros três mutirões como este em 2022 e Tubarão começa efetivamente a executar a política de bem-estar animal, e assim atendendo a Lei criada no ano passado. Contamos com a participação e engajamento de toda a cidade, pois cada um tem de cuidar bem do seu animal de estimação, pois o abandono acaba por gerar sérios problemas para todos”, destacou o prefeito Joares Ponticelli, que acompanhou o mutirão.

 

Para o diretor-presidente da Funat Júlio César Ângelo Rodrigues, o mutirão alcançou um resultado bastante satisfatório. “Foi uma ação muito bem organizada, inclusive por parte da clínica credenciada pelo município, o que deixou os tutores muito satisfeitos. Mesmo sem termos definido as datas dos próximos mutirões as pessoas podem desde já realizando a inscrição”, disse.


Inscrições para os próximos mutirões de castração em 2022 (ainda sem datas definidas) podem ser feitos pelo telefone (48) 3626-8727, e-mail meioambiente@tubarao.sc.gov.br ou através de requerimento neste link