Mais uma turma do Geração 2050 é formada

Cerca de 80 jovens da rede municipal de Educação participaram na noite de segunda-feira (13) da formatura do programa Geração 2050. Lançado em 2018, o programa, uma das vertentes do projeto Tubarão 180º, tem a proposta de preparar jovens estudantes para o mercado de trabalho na área da tecnologia.

 

Durante o período em que estão no curso, os estudantes são preparados para atuar no setor de tecnologia que está em expansão no país e tem alta demanda de profissionais, inclusive em Tubarão, em pequenas, médias, grandes empresas e multinacionais. No curso de Desenvolver de Software, os jovens aprendem lógica e linguagem de programação, banco de dados, desenvolvimento de projetos e habilidades básicas para o trabalho de Tecnologia da Informação (TI).

 

O grupo formado este ano é o maior até agora, motivo de comemoração por parte do secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Giovani Bernardo. “Atendemos um número maior de alunos e, consequentemente, são mais oportunidades para esses jovens e mais possibilidade de atendermos a enorme demanda que existe também em nossa cidade. O setor empresarial reconhece a importância do programa para a o ambiente de inovação e isso influenciará diretamente nos negócios da cidade”, atesta.

 

E o próprio programa se renova a cada edição. Neste ano, a novidade foi a inclusão dos alunos da Combemtu. “Houve então esse aspecto social e a preparação desta mão de obra. Os olhares estarão voltados também para esses jovens que poderão ter um futuro profissional promissor”, analisa Giovani.

 

O prefeito Joares Ponticelli também participou do evento de formatura e disse que para ele este é um dos momentos mais importantes do ano. “Eu gosto muito deste programa. Eu acredito muito nele, porque já temos resultados muito significativos, exemplos de ex-alunos que estão bem colocados neste mercado que remunera muito bem. Esse é um programa que vai representar muito no futuro de vocês, pois temos muitas empresas se instalando em nossa cidade, como a Intelbrás, e esperamos que elas não precisem importar mão de obra, porque vocês estarão preparados para suprir esta demanda. O conhecimento adquirido não servirá apenas para garantir uma vaga de emprego, ele servirá para a vida, pois a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas.