Projeto Caminhos do Cuidado está em fase de capacitação no município

Vinte servidores estão sendo capacitados para atuar no projeto Caminhos do Cuidado. Está é uma formação em Saúde Mental que abrirá espaço para os Agentes Comunitários de Saúde e alguns técnicos/auxiliares de enfermagem aprenderem a abordar assuntos delicados, como o crack, álcool e outras drogas.

Este é um projeto do  Ministério da Saúde, e que vem para agregar melhor qualidade ao atendimento, no cuidado em saúde mental, conforme as particularidades de cada comunidade. “Qualificando assim o olhar, a escuta e a atuação dos nossos profissionais”, destacou a organizadora, Solange Castelini.

Em Tubarão, o curso tem duração de cinco semanas, e apenas um encontro semanal, de oito horas. Contando com o apoio da tutora Helena Caetano, enfermeira da 20° Gerência Regional de Saúde. “Para a realização do curso, o Ministério da Saúde disponibilizou professor, alimentação, e todo material didático”, completou Solange.

A previsão é de que até dezembro, 240 agentes comunitários e 30 técnicos ou auxiliares de enfermagem estejam aptos para atuar no projeto.

 

Daniela Goulart/Decom/PMT