Semana da Criança é comemorada com alimentos saudáveis

Em comemoração à Semana das Crianças, os alunos de algumas unidades de ensino da rede municipal de Tubarão elaboraram receitas saudáveis, utilizando ingredientes ricos em nutrientes benéficos à saúde, substituindo desta forma os tradicionais doces e as frituras tão comuns em datas comemorativas.

 

Nas escolas e Centros de Educação Infantil também foram servidas refeições preparadas com receitas sugeridas pelo Departamento de Alimentação Escolar (DAE), como brigadeiro de banana, brigadeiro de aipim, bolos coloridos, salada de frutas, pizzas, hambúrguer, banana decorada, coxinha assada entre outras preparações.

 

A diretora de Alimentação Escolar, Gabriela Jeremias, lembra que a infância é a fase de formação de hábitos saudáveis. “Para que as crianças cresçam fortes e saudáveis, é fundamental que se alimentem de forma nutritiva, ingerindo alimentos com fonte de vitaminas e repletos de benefícios.”

 

O DAE possui a Instrução Normativa n° 001, que desde sua publicação, em fevereiro de 2020, visa estabelecer regras, principalmente relacionada às datas festivas. O documento limita a oferta de alimentos doces e de baixo valor nutricional, priorizando uma alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados e seguros, que contribuam para o crescimento e desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica.

 

Esta normativa possui como base as orientações e recomendações da nota Técnica n°9/2019 (COSAN/CGPAE/DIRAE) que apresenta recomendações para o planejamento de cardápios das creches atendidas pelo PNAE; Nota Técnica n° 1/2014 (COSAN/CGPAE/DIRAE/FNDE), que apresenta recomendações para restrição da oferta de doces e preparações doces na alimentação escolar, o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de dois anos (Ministério da Saúde 2019), e o Guia Alimentar para a População Brasileira (Ministério da Saúde, 2014).