Baixas temperaturas exigem cuidados

Com a chegada das baixas temperaturas é importante ficar atento: ambientes mal arejados podem prejudicar a saúde, principalmente em pessoas que já tem diagnóstico de doenças respiratórias.

Algumas contaminações podem ser evitadas com alguns cuidados que devem fazer parte da rotina em todas as estações do ano. “Em contato com pessoas resfriadas é indispensável manter pelo menos um metro de distância, procurar ambientes arejados, evitar o compartilhamento de objetos e lugares com aglomeração de pessoas, lavar as mãos constantemente e usar álcool gel para higienizar as mãos”, destacou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Patrícia Zapelini Batista.

As doenças infectocontagiosas virais têm sintomas muito parecidos, por isso é importante ficar atento. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o resfriado apresenta sintomas de uma “leve gripe”: coriza, tosse e talvez febre. Já o diagnóstico da gripe consiste em: coriza, tosse, febre, dor no corpo, fadiga e dor de cabeça. Na meningite viral há algumas diferenças entre os sintomas: vômito em jato, diarreia, cefaleia intensa, rigidez de nuca e dor no corpo.

Quem está com alguma contaminação deve ficar atento. “Qualquer pessoa que está com alguma doença infectocontagiosa, seja ela viral ou bacteriana, fica com a imunidade baixa, e em um ambiente fechado essa pessoa pode piorar ainda mais o quadro, além de passar o problema para outras pessoas”, alerta Patrícia.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT