Pregão Presencial gera economia aos cofres públicos
O departamento de Compras e Licitações, da secretaria de Gestão, realiza desde 2013 o Pregão Presencial. Este é o principal meio de compra para os órgãos do município. Diversos pregões são realizados todos os meses, garantindo para a prefeitura uma redução de custos bastante evidente.
O Pregão Presencial é uma forma de leilão, onde os valores dos produtos são negociados entre os presentes com o intuito de se alcançar sempre o menor preço. Desta forma, gera grande economia aos cofres públicos. “Este é o meio mais eficiente de reduzir os custos do município. Realizamos pregões de compra para diversos serviços da prefeitura. A maior licitação desta gestão foi a construção do Centro Tecnológico de Tubarão”, afirma o secretário de Gestão Ricardo Alves.
Em torno de 90 pregões presenciais já foram realizados só no início deste ano. Em 2013 cerca de 200 licitações foram promovidas para a compra de produtos. Itens como galão de água mineral de 20 litros, tiveram 50% de economia. A compra de areão/m³ tiveram cerca de 20% de economia e o aluguel da máquina motoniveladora disponibilizou a prefeitura uma economia de 15%, só nesta modalidade.
Ainda neste ano, o espaço onde estão sendo realizados os pregões recebeu uma reforma de ampliação, para comportar o grande número de representantes comerciais participantes do modelo.
Anteriormente, a principal modalidade de licitação era a carta convite, onde tradicionalmente três empresas participavam da disputa. A nova modalidade, além de mais democrática, habilitando mais empresas, possibilita também maior transparência.
Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT