Neguinho do Asfalto passa por Tubarão

Cumprindo a promessa de andar de bicicleta por trinta anos, o sul mato-grossense, natural de Corumbá, Antônio Rogério do Nascimento, mais conhecido como Neguinho do Asfalto, passou pela cidade de Tubarão nesta sexta-feira (24). Neguinho do Asfalto roda o mundo há 25 anos, e por onde passa chama a atenção pela sua história de vida.

Neguinho do Asfalto nasceu com uma doença rara, cego e paralítico e sua mãe faleceu durante o parto. Mais tarde passou por procedimento cirúrgico, passando a enxergar e andar. Aos 14 anos fez uma promessa de rodar 30 anos de bicicleta. Determinado, já passou por todos os estados brasileiros e visitou 28 países, em 15 anos. O velocímetro da bicicleta de Neguinho registrou em Tubarão, 335.733 quilômetros rodados.

Vindo da África do Sul, por aonde andou de bicicleta por dez anos, Neguinho do Asfalto, comemora o seu retorno e já pedala há cerca de oito meses em solo brasileiro. “A minha meta é chegar ao Canadá, em fevereiro de 2022. Para isso, ando cerca de 300 quilômetros por dia. Para me alimentar conto com o apoio das pessoas por onde passo, e para pernoitar, procuro postos de gasolinas com segurança para dormir e tomar um banho”, comenta Neguinho do Asfalto.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte, Luiz Ernani Buerger elogiou a coragem e atitude de andar de bicicleta pelo mundo. “Sem dúvida, a fé lhe curou, e por onde passa deixa um exemplo de vida a ser seguido”, comenta Ernani.

Como prova de que passou por Tubarão, a FME registrou uma declaração de sua passagem, que será guardada por Neguinho do Asfalto. De Tubarão, ele seguiu para Criciúma, onde vai pernoitar.