Boas práticas de Tubarão para combater a evasão escolar são apresentadas em audiência pública estadual

As práticas desenvolvidas pelo município de Tubarão para enfrentar a evasão escolar de alunos da rede municipal de Ensino foram apresentadas na audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, realizada na última segunda-feira (13).

 

O evento realizado na modalidade virtual foi sugerido e presidido pela deputada Marlene Fengler como uma das iniciativas para reduzir a evasão escolar estimada em 13 mil alunos em todo o Estado.

 

Graças aos bons resultados obtidos por Tubarão, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, foi convidado a participar da audiência e durante sua fala compartilhou as experiências que permitiram que a rede municipal praticamente zerasse o número de alunos evadidos. “Relatei os esforços coletivos para termos o menor número possível de alunos evadidos, como a criação do sistema de Monitoramento Diário dos principais indicadores educacionais e a articulação da Rede de Proteção Social para atender os alunos.”

 

 

Dados do programa Apoia indicam que cerca de 22 mil alunos da rede pública estadual e municipal catarinenses afastaram-se das salas de aulas em 2020/2021. Destes, quase nove mil retornaram após busca ativa feita pelas escolas.

 

Em Tubarão, todos os profissionais da Educação estão atentos aos sinais que podem indicar uma possível desistência. “Fazemos um monitoramento diário e mantemos alerta a nossa rede de proteção”, esclarece Maurício da Silva, ao destacar que todos os dias os professores observam alguns índices educacionais como faltas, atrasos, tarefas não realizadas e, se identificam um problema recorrente, informam à diretora, que, em próxima instância, repassa o caso para a equipe multidisciplinar. “Esta rede está articulada e entra em ação sempre que um aluno está perdendo os vínculos com a escola”, menciona.

 

Por sugestão da deputada Marlene Fengler uma nova reunião virtual deverá ocorrer nas próximas semanas para que o exemplos exitosos de Tubarão possam ser conhecidos por outros municípios.