Coronavírus: Fundação de Saúde anuncia medidas preventivas

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu, nesta segunda-feira (16), uma reunião com representantes das entidades de saúde e dos serviços essenciais para informar sobre o monitoramento dos casos suspeitos de coronavírus da cidade e da região. Após o encontro, foi realizada uma coletiva de imprensa para anunciar o decreto oficial com as medidas que serão tomadas nos próximos dias para combate e enfrentamento do coronavírus. Até o momento, são sete casos suspeitos e dois confirmados em Tubarão.

 

Para anunciar os detalhes da reunião estavam presentes o prefeito, Joares Ponticelli; vice-prefeito, Caio Tokarski; presidente da Câmara, Jairo Cascaes; diretor-presidente da FMS, Daisson Trevisol; médico infectologista Rogério Sobroza e a representante da 19ª Gerência Regional de Saúde, Maria Cristina Correa Clemente.

 

De acordo com o infectologista, o momento é de alerta e de precaução. “Precisamos repassar as medidas de prevenção e dar orientação quando surgir os sintomas. Agora, estamos em fase de transição entre não ter caso até o aparecimento de casos, e como vamos agir nesse período pode determinar lá na frente”, apontou Rogério.

 

No encontro foi estabelecido que a partir desta quarta-feira (18), a FMS vai disponibilizar um número de telefone de atendimento para esclarecer e guiar a população. O serviço funcionará das 7 às 22 horas, com um profissional de saúde.

 

Durante a coletiva, o diretor-presidente e o prefeito repassaram todos os pontos do decreto publicado. “O decreto não é algo definitivo, ele vai mudando de acordo com a necessidade. Nós vamos enfrentar dificuldades no dia a dia e na medida que elas forem surgindo, nós vamos ter que adaptar. Precisamos da colaboração, do comprometimento e da solidariedade da população para que possamos fazer essa travessia e, daqui a pouco, tudo voltará à normalidade sem grandes perdas”, cita Joares.

 

 

Casos na Cidade Azul

 

Nesta segunda-feira (16), Tubarão registrou dois casos em processo de notificação junto a Vigilância Epidemiológica. Nos últimos dias duas pessoas sentiram sinais e sintomas da doença e realizaram o teste de forma não oficial, privada, confirmados sem ser notificados. Ao saber do episódio, a vigilância foi atrás para averiguar e realizou nova coleta, para que os dados sejam atestados e comprovados pelo Laboratório Central, o LACEN.

Os sete casos suspeitos foram avaliados, estão sendo investigados e já encontram-se em isolamento social.

 

Sinais e Sintomas

 

Os sinais e sintomas são parecidos com o vírus da gripe. Febre, coriza, dor de cabeça e garganta e, falta de ar podem aparecer, mas ter contato com alguém que apresenta a doença ou chegar de viagem também fazem parte desta lista.

 

 

Prevenção

 

Para evitar que isso prolifere, todos devem começar a praticar as medidas de prevenção:

 

• Lavar mãos com água e sabão com frequência;

• Evitar sempre tocar olhos, boca e nariz com as mãos sujas;

• Cobrir a boca e o nariz ao espirrar, de preferência com um papel;

• Manter os ambientes ventilados;

• Evitar ambientes aglomerados;

• Limpar locais e objetos que sejam tocados com frequência;

• Evitar contato com pessoas doentes;

• Ficar em casa quando estiver doente e utilizar máscara ao sair;

• Quando for tossir ou espirrar vire-se de lado, com a cabeça baixa e coloque o antebraço junto à boca.

 

 

Para tirar dúvidas ou orientações, consulte a Vigilância Epidemiológica do município, localizada à Rua Teodoto Tonon, 353, Vila Moema (anexo ao CAES), das 7h30 às 17 horas, ou pelos telefones (48) 3622-5125 / 3632-2693.