São João ME ganhará novo CEI
A comunidade do bairro São João ME poderá em breve contar com um novo Centro de Educação Infantil (CEI). Nesta segunda-feira (2), o prefeito Olavio Falchetti e a diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação Lúcia Helena Fernandes de Souza assinaram o termo de adesão e compromisso para a construção de uma nova creche no bairro. Os recursos, de R$ 1.474.438,54, são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ligado ao Ministério da Educação.
Há dois meses, a prefeitura assinou o termo de cooperação para construção de outro CEI, no bairro São Martinho.
O projeto se enquadra na proposta Metodologias Inovadoras que tem como objetivo principal dar celeridade à construção de novas unidades de educação infantil com a garantia de qualidade da edificação e custos reduzidos, usando como instrumento uma ata de registro de preços para adesão dos municípios.
Com a assinatura do termo de compromisso, o documento já foi encaminhado eletronicamente pelo sistema e o próximo passo é a preparação do terreno, com a terraplanagem, etapa que é a contrapartida da prefeitura.
“A assinatura deste convênio e do anterior, mostram a preocupação da prefeitura e da Fundação de Educação em buscar ampliar a oferta de vagas nos CEIs”, afirma Lúcia.
Pelo novo modelo de construção do FNDE, a contratação da empresa que executará a obra é feita por meio da adesão de registro de preços no sistema Sigarp, em seguido é publicado o contrato e então emitido a ordem de serviço. A fica responsável por fazer o acompanhamento, fiscalização e pagamento da obra (com o repasse dos recursos recebidos do ministério). “A previsão é de conclusão dos trabalhos em seis meses”, revela a diretora-presidente.
A nova unidade terá 240 vagas para atendimento em período integral. Atualmente o bairro conta com um CEI, o Sonho Feliz. Este centro atende cerca de 100 crianças em um local alugado. Com o novo prédio, mais do que dobra a capacidade de atendimento. O CEI que será construído no bairro São Martinho atenderá 120 crianças em período integral.
Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT