Tubarão será Núcleo de Referência em Educação Financeira para SC

O Ministério da Educação – MEC em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários – CVM, vinculada ao Ministério da Economia, teve o lançamento nesta terça-feira (17), no Auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Programa Formação Docente para Atuação com Educação Financeira, que atenderá aos professores das redes pública e privada de ensino do Brasil.

 

O programa de formação visa oferecer conhecimentos básicos sobre finanças pessoais de forma interligada às disciplinas da grade curricular dos estudantes, de forma que estes, possam inserir os aprendizados em sua rotina dentro e fora da escola. A expectativa é de que, em três anos, 500 mil professores sejam capacitados, podendo então levar o tema a mais de 25 milhões de estudantes.

Em Tubarão, a prefeitura, por intermédio da secretaria de Fazenda, será o Núcleo de Referência em Educação Financeira para Santa Catarina, conforme a manifestação de interesse assinado pelo prefeito Joares Ponticelli e o secretário Raphael Bianchini com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM/Ministério da Economia), que estabelece os termos do Acordo de Cooperação Técnica entre a secretaria de Fazenda, MEC e CVM. Pensando nisso, o secretário Raphael viajou a Brasília, na companhia do gerente da secretaria de Fazenda professor Felipe Felisbino, que coordenará o projeto a convite do MEC e CVM para a cerimônia de lançamento do programa.

 

“Em Tubarão o tema Educação Financeira sempre foi expectativa dos auditores fiscais e analistas da Fazenda Municipal, que perceberam a necessidade de se conscientizar a população das ações desenvolvidas pela secretaria de Fazenda, esclarecendo da essencialidade da saúde financeira familiar para que se possa cumprir com as obrigações tributárias, assim o cidadão assegurará seus direitos, passando inclusive a identificar os benefícios dos impostos revertidos no seu cotidiano”, destaca Raphael.

 

Na cidade, o programa será aprimorado. O projeto, que une educação fiscal e consumo, alinhando o que foi idealizado pelas equipes da secretaria de Fazenda e da Fundação Municipal de Educação (FME), e que será desenvolvido a partir deste ano nas redes de ensino, dará iniciação a programação de formação continuada, que possibilitará a participação de parceiros em regime de colaboração, alcançando os professores, os alunos e a comunidade escolar pela realização de projetos integradores, gincanas nas unidades de ensino e a realização de uma conferência municipal de Educação Financeira, Fiscal e Consumo fechando o percurso formativo.