ESFs são capacitadas para apoiar Bolsa Família e Cadastro Único

Enfermeiros e agentes comunitários foram capacitados para ajudar o programa Bolsa Família e o Cadastro único. Com o objetivo de melhorar o número de informações no banco de dados, para as condicionalidades do programa. O curso iniciou em 16 de junho, e foi encerrado no início deste mês. Agora os profissionais estão em fase de adaptação para colocar o projeto em prática.

No município, 280 pessoas foram convocadas para participar do curso, e posteriormente no projeto. “Com o acompanhamento vamos visualizar melhor o rendimento da população e melhorar o acompanhamento”, afirma um dos organizadores do curso Jorge da Silva Ávila.

O programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência de renda que beneficia famílias pobres e extremamente pobres, inscritas no Cadastro Único. De acordo com a folha de pagamento/Sibec do programa Bolsa Família, em maio deste ano mais de mil famílias foram beneficiadas em Tubarão.

Esse apoio das unidades deve servir para manter o programa atualizado, para que as famílias não percam o benefício. “Por falta de algum dado que o beneficiário não tenha na unidade de saúde ele pode ser bloqueado, e é importante que esse conhecimento chegue com maior facilidade para a população”, destacou Jorge.

A ação contou com o apoio da enfermeira coordenadora de Políticas em Saúde Sandra Grandemagne e da assistente social da Fundação de Desenvolvimento Social Gislaine Marcelino.

No decorrer das aulas com os profissionais das unidades Estratégia Saúde da Família, algumas oportunidades de crescimento profissional foram apresentadas para o grupo, como: o Pronatec, IFSC, cursos gratuitos no Senai e Senac, Programa Mulheres Mil e entre outros. “É um método alternativo para que essas informações cheguem até o usuário da Bolsa Família pela unidade de saúde”, explicou Jorge.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT