Dia do Desafio é comemorado com exercícios físicos do NASF

Com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), as comunidades podem participar de atividades físicas regularmente, sempre com o acompanhamento de um profissional educador físico. Hoje (28) é o Dia do Desafio e para comemorar a data, o exercício foi intenso para os usuários da unidade ESF Sais.

Com 86 anos, Carmelita Perito dos Santos acompanha o grupo há seis meses, com muito ânimo. “Eu me sinto bem, e quando eu não participo me sinto menos preparada. O grupo me ajuda bastante, até para me distrair”, afirma.

Além de ser uma participante fiel, dona Carmelita levou a cunhada e as amigas para se exercitar. Vaidosa, com 72 anos, Marta Santos Elias demonstra satisfação em acompanhar o grupo.

O Sais é atendido pelo Nasf Sul, com as atividades físicas sendo acompanhadas pelo profissional Daniel de Souza. O Nasf é um núcleo criado para apoiar as unidades Estratégia Saúde da Família, com diversas atividades de prevenção de problemas e doenças, por isso, o grupo conta com seis especialidades diferentes: psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, educador físico, nutricionista e farmacêutico. Coordenadas pela fisioterapeuta Maryucha Miranda de Oliveira, o município conta com três equipes Nasf e cada uma é responsável por nove unidades de saúde.

 

 

Daniela Goulart/PMT