Exposição resgata fatos, personagens e histórias dos 30 anos da EMEB João Hilário de Mello

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) João Hilário de Mello completa 30 anos de fundação no domingo (4). Para celebrar a data, a direção, professores e funcionários criaram uma pequena exposição com fotografias, quadros, documentos e alguns objetos que resgatam diversos fatos, personagens e histórias que ocorreram ao longo dessas três décadas na instituição localizada no Sertão dos Corrêa.

 

Nesta quinta-feira (1), um ato marcou o início dessa exposição histórica. O prefeito Joares Ponticelli e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação Maurício da Silva prestigiaram o evento.

 

O encontro de algumas pessoas representou um momento nostálgico. Filho do prefeito à época da inauguração da escola, Estêner Soratto, o vereador Estêner Soratto Júnior lembrou quando esteve no local ainda durante a construção. “Vim algumas vezes com meu pai para vistoriar as obras. Voltar hoje aqui depois de 30 anos traz grandes lembranças”, ressaltou o vereador.

 

Dona Maria Antonieta Perito Margotti, a primeira diretoria, também lembro dos tempos mais difíceis quando da inauguração da escola. “Naquela época vários professores iam de ônibus até o trevo na BR-101 e vinham a pé até aqui na escola. Hoje, felizmente, tudo melhorou e mesmo aqueles alunos que moram em localidades mais distantes têm o transporte escolar adequado para vir às aulas e ir para casa depois”, comparou dona Maria Antonieta.

 

Para o prefeito Joares Ponticelli, a comunidade escolar merece comemorar essa marca. “A pandemia ainda nos impõe dificuldades que impedem a realização de uma festa à altura da grandeza desses 30 anos. Parabéns a todos os antigos funcionários, diretores e professores e também àqueles que ainda estão hoje aqui, mas principalmente aos alunos, que são a razão maior da existência da escola”, comentou Joares.

 

O vereador Fabiano Modolon Corrêa, ex-aluno da EMEB e João Hilário de Mello e hoje presidente da associação de pais e professores, sonha em ver a escola crescer ainda mais. “Começamos pequenos e tivemos ampliações ao longo dos anos, mas ainda quero ver nossa escola ter um ginásio esportivo para os nossos alunos e comunidade”, falou Fabiano.