ESF do bairro São João e do Recife realizam ação de prevenção à Aids

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio do Centro de Atendimento Especializado em Saúde (Caes), está envolvida na luta contra a Aids em Tubarão e região. O Sistema Único de Saúde (SUS) promove políticas e estratégias diferenciadas para atender a todos – tanto para evitar a infecção pelo HIV, quanto no cuidado das pessoas que vivem com HIV/Aids. Dezembro é considerado o mês de luta contra o HIV/Aids, e desde o dia 1º várias ações são realizadas no município.

 

No bairro São João, as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) das duas unidades de saúde local, realizaram uma ação em prol ao Dezembro Vermelho. Distribuição de folderes, preservativos masculinos e femininos, atividade educativa e realização de testes rápidos para a comunidade foram os serviços prestados.

 

Na ESF Recife as equipes foram divididas e realizaram orientações, testes rápidos, atendimento médico e de enfermagem.

 

Nessa batalha cada um precisa fazer a sua parte. “Utilizar preservativo em todas as relações sexuais, recorrer a outras formas de prevenção (PEP), realizar o teste para HIV e aderir ao tratamento. Cuide-se e conte com a fundação, por meio do Caes, para conquistar uma melhor qualidade de vida, com ou sem HIV/Aids”, destaca o diretor-presidente da FMS, Daisson Trevisol.

 

Dados preocupam – O alerta em Santa Catarina é para o crescimento do número de casos de infeções pelo HIV, o vírus da Aids, especialmente entre os adultos jovens. Desde 2014, quando a infecção pelo HIV passou a ser de notificação obrigatória, o número de casos entre pessoas de 20 a 34 anos saltou de 757 para 1.051, em 2015, e para 1.080, em 2016. Esse grupo correspondeu a 54% do total de 1.974 casos de HIV registrados no estado no ano passado, de acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SES/SC.