Facilita Tubarão inicia atendimento ao público

Desde a tarde desta sexta-feira (28), o cidadão tubaronense tem um novo lugar para buscar uma série de atendimentos da prefeitura e de órgãos do Governo Federal e Estadual. O Facilita Tubarão foi inaugurado oficialmente em um ato que foi transmitido pelo canal oficial do município no Youtube e contou com a participação de autoridades políticas e de representantes de entidades.

 

Inspirado em um modelo visitado na cidade de Palmas (TO), o Facilita Tubarão reúnem em um só lugar a oferta de mais de 200 tipos de serviços públicos. Além dos serviços já prestados na Central do Cidadão, vários outros serviços agora estão na nova estrutura, como o Corpo de Bombeiros, a Celesc, a Cosip, o Procon, a Ouvidoria Municipal, a Agência do Ministério do Trabalho, o Sine, a Vigilância Sanitária, a Sala do Empreendedor e a Junta Militar.

 

O atendimento ao público é feito por jovens recrutados pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) através do programa Primeiro Emprego, o que faz do Facilita Tubarão em sua estreia um importante instrumento de cunho social.

 

“O primeiro emprego sempre é o mais difícil para muita gente e aqui oferecemos a primeira oportunidade para um grupo de jovens, e muitos deles são a única fonte de renda da família. Estamos muito satisfeitos em oportunizar essa realidade”, destacou o prefeito Joares Ponticelli em discurso.

 

Antes da benção do padre Sérgio Jeremias, a solenidade teve a mensagem de outras autoridades locais, como o presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão Nilton de Campos, e de fora de Tubarão, como o deputado federal Coronel Armando e o prefeito de Campos Novos, no meio-oeste, Silvio Alexandre Zancanaro, que compartilhou a experiência de um serviço semelhante e fez questão de vir a Tubarão conhecer o Facilita. E ainda foi lida uma mensagem enviada pela deputada estadual Vanda Monteiro, do Tocantins, que manifestou orgulho por gestores da Cidade Azul terem idealizado um instrumento inspirado em um modelo existente na Capital do seu Estado.

 

O primeiro atendimento do Facilita Tubarão foi simbólico e, nesse caso, para o cidadão Joares Ponticelli. Ele foi ao balcão de atendimento, retirou uma senha e foi ao guichê do jovem aprendiz Jeferson Miranda, de 15 anos. Ao informar os dados pessoais, ele recebeu um demonstrativo do serviço solicitado. O adolescente que realizou o primeiro atendimento do novo local foi homenageado pelos monitores que orientam o grupo de atendentes.

 

Localização:

 

O prédio fica na avenida Marcolino Martins Cabral, 631, em Oficinas (referência entre o supermercado Althoff e as oficinas da Ferrovia Tereza Cristina)

 

Contatos:

 

Telefones: 3621-9800

 

E-mail: facilitatramite@tubarao.sc.gov.br