Atletas de Tubarão conquistam vagas para o Troféu Brasil de Atletismo

Duas atletas de Tubarão conquistaram na última semana o índice classificatório para a disputa do Troféu Brasil de Atletismo, entrando desta forma em um seleto grupo de apenas três tubaronenses que haviam disputado a principal competição da modalidade no país.

 


As vagas foram obtidas durante o Festival Federação Catarinense de Atletismo (FCA) Adulto de Timbó, com a medalha de ouro conquistada por Monique Warmeling, no salto em altura, com a marca de 1,72 metros, e com a medalha de prata alcançada por Lilian Meurer Seibert, no lançamento do dardo 600g, com a marca de 47,21 metros.

 


A competição em Timbó foi disputada, por Tubarão, apenas com as duas atletas, como forma de precaução em relação à pandemia de Covid-19. “Optamos por isso em virtude da real chance que ambas tinham de conquistar a vaga para o Troféu Brasil, o que se comprovou, e o cuidado com o restante da equipe, que no dia 1º de maio disputa o Campeonato Estadual Adulto”, explica o professor Marcos Paulo Huber, técnico de Atletismo da Associação Desportiva Recreativa de Atletismo (ADRA).

 


Para as atletas da ADRA, que possui parceria com a prefeitura, através da FME, por intermédio dos programas Bolsa Atleta e Técnico, foi fundamental esta retomada das competições, paralisadas há mais de um ano em virtude da pandemia. “Foi muito difícil essa minha volta, peguei Covid-19 duas vezes, mas mesmo assim mantive o foco e, mesmo de casa, procurei me exercitar, com todos os cuidados devidamente tomados, e fiquei muito feliz com o resultado nessa competição, com a marca de 47,21, mesmo que a minha melhor da carreira seja de 58,78. Foi importante por eu manter meu recorde estadual, e agora tenho a meta de quebrá-lo nas próximas competições, sempre com o apoio da equipe, a quem agradeço por não medirem esforços pra quem eu pudesse me recuperar e voltar a competir”, explica Lilian.

 


Por sua vez, Monique compartilha com Lilian da alegria de poder voltar às competições após essa parada por causa da pandemia. “Fiquei muito feliz e aliviada de poder voltar a competir, porque fiquei um ano e meio longe das competições, e é muito bom poder voltar, sentir o frio na barriga, e sobre o resultado foi muito bom pra voltar ao ritmo de competição, com a minha marca garantindo a participação no Troféu Brasil, o que me deixou muito contente”, analisa. “Porém eu queria um pouquinho mais, eu esperava um resultado melhor no salto, mas tô aliviada, sei que tô no caminho certo, e tenho muito o que melhorar na minha técnica, mas tô treinando, acertando cada dia mais e fazendo a preparação pro Estadual Adulto, que acontece neste final de semana, e focando no Troféu Brasil, onde espero superar minha marca e chegar ao pódio”, complementa.

 


O Troféu Brasil de Atletismo está programado para acontecer entre os dias 3 e 6 de junho, em cidade ainda a se definir.