Unidade de Vigilância de Zoonoses: saiba qual é a contribuição do setor para a saúde pública
É comum observar o serviço da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) relacionado a diversos âmbitos da saúde pública, principalmente no que se refere ao controle de animais, mas pouco se explora as reais delimitações e objetivos da instituição. A unidade é uma estrutura física e técnica, vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pela execução de parte ou da totalidade das atividades, ações e estratégias referentes à vigilância, prevenção, controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos de relevância para a saúde pública.
Dessa forma, a UVZ se define como um órgão da Fundação Municipal da Saúde responsável pela vigilância de doenças que podem ser transmitidas de animais a seres humanos como, leptospirose, doença de chagas, febre maculosa, raiva, dengue entre outras que podem levar à morte. Gabriela Martins, coordenadora da UVZ, destaca que a unidade não oferece serviços veterinários gratuitos, não acolhe animais de rua nem atende casos de transtornos causados por animais domésticos, sendo essas competências de órgãos de proteção, saúde e bem-estar animal.
A instituição se limita ao controle e tratamento de animais que ofereçam algum tipo de ameaça à saúde pública, com doenças de interesse epidemiológico ou referentes a animais peçonhentos e venenosos. “A UVZ não é canil, por isso não faz o resgate de animais. A responsabilidade de animais e suas crias é do tutor que, por lei, deve dar uma destinação legal e adequada a eles”, ressalta a coordenadora.
Ainda assim, o órgão procura, através de palestras, orientar e informar a população sobre a importância da posse responsável e dar dicas para manter a boa saúde e longevidade dos pets. A UVZ também realiza castrações de segunda a sexta-feira no período da manhã, como uma das medidas de política pública para reduzir a procriação de animais no município, só no ano passado foram castrados 1756 animais. Quem se interessar pode procurar fazer o cadastro pelo site da prefeitura (clique aqui), com agendamento prévio.
Mesmo não destinado especificamente para essa finalidade, alguns dos animais que acabam resgatados pela instituição ficam disponíveis para a adoção. Assim, a instituição reforça a importância de dar um lar a esses bichinhos e tirá-los da rua podendo diminuir os problemas de saúde que animais nessa situação podem acarretar.
A Unidade de Vigilância de Zoonoses ainda se dispõe a esclarecer dúvidas referentes a doenças e aos animais transmissores, assim como também age voluntariamente em apoio a órgãos que atuam na fiscalização de maus tratos aos animais, como a Polícia Militar ou a Delegacia Civil de Santa Catarina. Para entrar em contato com a UVZ, o telefone é 3632-2172, ou pelo Whatsapp 98850-3611.