Coronavírus: dentistas redobram cuidados para receber os pacientes

Desde o início da pandemia de Covid-19, os atendimentos eletivos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), clínicos e odontológicos, foram suspensos. No mês de junho as consultas retomaram, mas de uma maneira diferente, visando assegurar a saúde dos pacientes e dos profissionais. Porém, mesmo com os cuidados, os profissionais da saúde bucal estão no topo da classificação de risco de contaminação pela Covid-19.

 

A possibilidade elevada de contágio pela Covid-19, para os dentistas e os auxiliares, dá-se pelos principais motivos:

 

Grande proximidade no atendimento – Em um momento onde se reforça a necessidade do distanciamento social, no atendimento odontológico a face do profissional fica a cerca de 30 centímetros do rosto do paciente;

 

Região de atuação – A região oral apresenta grande risco de contágio devido presença de saliva, de sangue e da própria respiração do paciente;

 

Geração de aerossol – O aerossol é uma espécie de spray composto de minúsculas gotículas imperceptíveis a olho nu que se forma durante muitos dos procedimentos odontológicos. Esse aerossol pode carregar o vírus da Covid-19, podendo ser inspirado e depositado sobre as superfícies e vestimentas.

 

Frente a estes riscos, as equipes de Saúde Bucal da Fundação Municipal de Saúde (FMS) têm seguido os diversos critérios recomendados pelos órgãos reguladores como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde e o Centro de Operações Emergenciais em Saúde (COEMS) da FMS, tais como:

 

  • Maior espaçamento entre os atendimentos para que ocorra a correta desinfecção do consultório odontológico;
  • Aplicação de barreiras de proteção, bem como a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos como aventais descartáveis;
  •  Máscaras com maior potência de filtragem e protetores faciais do tipo face shield.

 

Assim, mesmo com toda situação adversa que atravessamos devido à pandemia do novo coronavírus, a população de Tubarão pode ter a saúde bucal em dia, pois podem contar com os profissionais que estão na linha de frente, trabalhando por uma saúde melhor de nossos cidadãos”, destaca coordenador da Odontologia da FMS, Dikson Claudino.

 

Atendimentos

 

Os atendimentos, neste momento, ocorrem de segunda a sexta-feira (conforme a UBS), mas com uma periodicidade diferente, para respeitar as medidas preventivas dos órgãos competentes. “É realizado atendimento de urgências e também casos eletivos, mas os eletivos em quantidade reduzida devido à pandemia; assim como os atendimentos nas especialidades, no Centro de Especialidades Odontológicas de Tubarão”, explica Dikson.

 

É importante lembrar, que no momento há algumas exceções, como as UBS dos bairros Revoredo e Bom Pastor, ambas estão em reforma e o atendimento odontológico está referenciado para a unidade mais próxima.