Ampliação da coleta seletiva deve ocorrer no próximo ano

Boa parte do lixo reciclável do município é recolhido através da coleta seletiva, realizada por meio da empresa Retrans. Atualmente, a coleta recolhe cerca de 60 a 65 toneladas de lixo por mês. Mas, esse número deve crescer devido a uma ação que será realizada por meio da Fundação de Meio Ambiente (Funat) através do projeto Tubarão Rumo ao Lixo Zero. 

Desde 2004, o município conta com a coleta seletiva de lixo. Com uma equipe de quatro pessoas e um caminhão baú, a coleta é realizada em todos os bairros de Tubarão. Com objetivo de ampliar o recolhimento do lixo reciclável no município, a Funat disponibilizará uma nova equipe e um novo caminhão para a realização deste trabalho.

“Esta segunda equipe atuará em áreas mais afastadas do perímetro urbano, aumentando o número de reaproveitados recolhidos, seguindo a ideia principal do projeto que é disponibilizar um descarte responsável para a população tubaronense” explica o diretor-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Guilherme Bressan.

Além de mais uma equipe atuando na coleta seletiva, a Funat ainda prevê a instalação de cerca de 20 contentores em pontos estratégicos do município. O ecoponto é um projeto da Funat em pareceria com as secretarias de Urbanismo e Infraestrutura. “Os contentores reforçarão as atividades realizadas pela coleta. Assim, a população poderá descartar corretamente seus resíduos mesmo em dias que não ocorram a coleta por meio de rotas estabelecidas”, afirma Guilherme.

A ampliação da coleta seletiva de lixo e a implantação de contentores deve ocorrer no início do próximo ano. Durante a Semana do Lixo Zero – Tubarão (saiba mais no link), estes e outros projetos estão sendo discutidos com objetivo de refletir sobre a geração de resíduos e o aproveitamento dos mesmos.

 

Confira os horários da coleta seletiva:

– Segunda-feira: Fábio Silva, Sertão dos Corrêas e Cruzeiro – a partir das 7h30

Vila Moema: a partir das 13h30

Centro: a partir das 18hs

-Terça-feira: Congonhas e Santo Antônio de Pádua – a partir das 7h30

São João (MD) – a partir das 13h30

– Quarta-feira: Morrotes e Vila Esperança – a partir das 7h30

Humaitá e Humaitá de Cima – a partir das 13h30

– Quinta-feira: Monte Castelo – a partir das 7h30

São João (ME) – a partir das 10hs

Oficinas – a partir das 13h30

– Sexta-feira: Passagem e Recife – a partir das 7h30

Dehon e Revoredo – a partir das 13h30

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT