Encontro relembra história do município

Da Serra, a maçã e a pinha. De Laguna, o peixe e o sal. Este são os produtos que serão trocados por cavaleiros e barqueiros neste sábado (24) em Tubarão. Este será o segundo ano em que a troca simbólica será realizada durante as comemorações do aniversário do município.

Há nove anos, a Ordem dos Cavaleiros de Santa Catarina realiza a “Cavalgada pelo Picadão da Serra”. Um grupo de cavaleiros sai de Lages em direção a Laguna, recordando o trajeto que era feito pelos tropeiros no século 18. Ao descer a serra, eles traziam os produtos típicos daquela região e em Laguna e os trocavam pelas mercadorias produzidas no litoral. Para descansar, um dos pontos escolhidos era a região do Poço Fundo do Rio Tubarão. E foi ao redor desta área que o município de Tubarão se desenvolveu.

Segundo o historiador lagunense e ex-prefeito Adílcio Cadorin, a possibilidade de utilizar o porto de Laguna para facilitar o transporte dos produtos como charque, couro, sebo, entre outros, é que fez surgir o povoado de Tubarão. “Para diminuir as distâncias, em 1771, Correia Pinto, o fundador de Lages, propôs à Câmara de Laguna para que as duas vilas unissem esforços abrindo uma estrada, ligando o planalto ao litoral, permitindo que, através do Porto de Laguna, Lages tivesse ligação marítima com os centros consumidores da Colônia e da Europa. Em virtude da demora da Câmara de Laguna aderir a sua proposta, Correia Pinto contratou as suas expensas um grupo de homens especialmente escolhidos para a abertura do que inicialmente se denominou como ‘O Caminho do Tubarão’, que na verdade era uma difícil trilha, principalmente no trecho da Serra, onde muitas vezes os tropeiros viam despencarem penhasco abaixo o gado e mulas carregadas de mercadorias que conduziam. Daí decorreu a designação pejorativa utilizada pelos
tropeiros que este não era um caminho, mas um “picadão”, o Picadão da Serra”, relata o historiador.

Neste sábado, o escambo de mercadorias será realizado no Clube Náutico, no bairro Campestre. Os cavaleiros já saíram de Lages e a previsão é que cheguem a Tubarão na sexta-feira, pernoitando no CTG Cidade Azul. No sábado pela manhã eles se deslocam até o Poço Fundo do Rio Tubarão, no bairro São João, lá eles encontram com os barqueiros e então seguem juntos até a Náutica. O primeiro encontro, no Poço Fundo, está previsto para as 10h, e o segundo, com a realização da troca simbólica, por volta das 11h.

Este evento faz parte da programação de aniversário dos 144 anos de Tubarão, e é uma promoção das prefeituras de Tubarão e Laguna, com apoio dos clubes 29 de Junho, Náutico de Tubarão e a Ordem dos Cavaleiros de Santa Catarina.

 

 

Amanda Menger/PMT