Fundação Municipal de Saúde faz busca ativa de cidadãos que não se vacinaram

Há 50 dias a Fundação Municipal de Saúde (FMS) deu início segunda fase da vacinação contra a Covid-19 em Tubarão, ao grupo com idade acima de 60 anos. Foi iniciado com os mais de 90 anos e de forma regressiva até os de 67 anos, na última quarta-feira (31). Porém neste público-alvo (de 67 a mais de 90 anos), mais de 30% não compareceram, o que causa preocupação aos profissionais da saúde.

 

“Estamos em uma busca ativa desde a semana passada por essas pessoas. As Agentes Comunitárias de Saúde, os profissionais das Unidades Básicas de Saúde ligam e fazem visitas para localizar essas pessoas. Não sabemos se já faleceram, se não querem se vacinar ou se não ficaram sabendo das ações”, explica o diretor-presidente da (FMS), Daisson Trevisol.

 

Até esta segunda-feira (05) foram imunizados com a primeira dose, entre trabalhadores da saúde, idosos institucionalizados e idosos entre 67 e 90 anos (ou mais), 14.394 pessoas. Com a segunda dose são 3.827 imunizados. “A diferença entre primeira e segunda dose, deve-se ao fato que o intervalo da Coronavac (Butantan) entre a primeira e segunda dose é de 21 dias, já da Astrazeneca (Oxford) é de 90 dias”, ressalta Daisson.

 

Nesta terça-feira (06) será realizada uma reunião para estabelecer estratégias para as próximas etapas de vacinação contra a Covid-19. “Em Tubarão, conforme os dados do Ministério da Saúde/IBGE, temos 1099 idosos de 66 anos, vamos atrás deste quantitativo para realizar mais uma fase”, completa Daisson.

 

Dúvidas?

A população deve ter cuidado na propagação de fake news. Só acredite em informações oficiais, divulgadas pelo Departamento de Comunicação da prefeitura (clique aqui).